Microsoft X Tom Tom: As patentes

Standard

Como noticiado anteriormente, depois de anos de ameaças a Microsoft entrou com um processo por violação de patentes que inclui algumas patentes relacionadas ao kernel Linux.

Steve
Creative Commons License photo credit: Rain Rannu

O caso deu entrada na corte de Seattle hoje, vinte e cinco de fevereiro de 2009.

Três das supostas violações dizem respeito ao sistema de arquivos que os dispositivos da Tom Tom usam e podem ser diretamente ligados ao Linux.

O pessoal do Techdirt publicou uma lista da patentes em questão

As três últimas, referentes a nomes de arquivos (duas patentes diferentes com o mesmo nome) e o uso de sistemas de arquivo em dispositivos flash e ROM são responsáveis por todo o furor que atingiu a internet nesse fim de noite.

Se você se der ao trabalho de ler as patentes, ou pelo menos os “claims”, verá que todas as patentees são muito abrangentes e dão margem a um grande número de interpretações. O que se está expeculando por toda a internet é se essas três fazem parte das 200 patentes que, segundo a Microsoft, o Linux viola.

Se a Tom Tom não acertar um acordo logo nas primeiras instâncias teremos a oportunidade de ver como essas patentes se sustentam a frente de um tribunal de justiça.