Microsoft vai revolucionar o Mundo e faz blogueiro chorar

Standard

Depois de uma apresentação secreta, limitada a uns pouco representantes da mídia mundial, um dos mais renomados blogueiros da área de tecnologia fez um artigo comparando a nova tecnologia que a Microsoft vai apresentar no dia vinte e sete de fevereiro de 2008 com tecnologias revolucionárias como o Apple II, o Excel, o Aldus PageMaker, o PhotoShop e o Netscape. E, de tão emocionado… chorou.

Antes de qualquer coisa, chorar em apresentação de tecnologia? Ou alguém pisou no pé dele ou o cara é EMO.

Apple II grande tecnologia, revolucionou o mundo. Mudou nosso modo de vida e ampliou os horizontes da humanidade. O mesmo pode ser dito do PhotoShop e do Netscape. Mas Excel, caramba nunca foi nada mais que uma cópia mal feita do supercalc que virou lótus… Esse sim, o SuperCalc. Foi a tecnologia revolucionária. Ser velho é um problema, eu vivi tudo isso e mais um pouco.

Update: Por favor, não deixem de ler a correção do Daniel nos comentários.

Eu já vi essa mesma jogada de marketing lá nos anos 90, bem no final. Quando o pessoal do Segway chamava expoentes da internet / tecnologia para ver o produto sob um acordo de não divulgação e eles saíam de lá maravilhados. Falando maravilhas do produto que iria revolucionar a forma como nos transportávamos. Na época alguns respeitáveis meios de comunicação falavam em tele-transporte. Até hoje a revolução não veio e a Segway está em forte campanha com os governos do mundo, tentando vender o treco para as forças públicas.

Mas, se eu sei que é uma jogada de marketing, não acredito na coisa, por que diabos estou escrevendo sobre isso? Pergunta a amável e gentil leitora.

Simples, esse treco vem da mesma equipe que desenvolveu aquela mesa ridícula da Microsoft que vimos há alguns meses com integração bluetooth e multi-touch o Surface. O pessoal de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de relacionamento e integração com usuários. Não fosse o fato que as pessoas desse departamento de pesquisas da Microsoft estão entre as melhores do mundo na área ainda temos um catalisador extra para essa notícia. Seja lá o que for que vá acontecer em vinte e sete de fevereiro tem relação com software de código aberto.

Pode ser apenas um novo source forge que será lançado no mesmo dia, pode ser uma nova tecnologia que vai ser liberada em código aberto. Com certeza não tem nenhuma relação com adoção de um novo modelo de negócios pela gigante de Redmond. Em fim, quem viver verá.

2 thoughts on “Microsoft vai revolucionar o Mundo e faz blogueiro chorar

  1. É ser velho é fogo… e o termo ‘revolucionário’ é muito abusado.

    Na parte das planilhas, o Visicalc é o pai de todas e teve influência direta na popularização dos micros. Supercalc e Lotus, independente de suas qualidades, não apresentaram (na minha opinião) nenhuma revolução. O Microsoft Excel (que surgiu em 1985 no Mac) foi o primeiro spreedsheet a se destacar em um ambiente GUI, não sei se isto é suficiente para considerá-lo revolucionário. Alguns detalhes sobre o assunto estão em http://en.wikipedia.org/wiki/Visicalc.

  2. Perfeito Daniel, obrigado. Eu a havia esquecido o VisiCalc. Deve ser a idade. O VisiCalc, O VisiCalc foi o primeiro software de planilha eletrônica. Rodei muito tempo esse programa em um Apple II com expansão de memória de 16Kb o que me permitia o uso de 64Kb. Obrigado pela correção.

Comments are closed.