MIcrosoft lança CMS em software livre.

Standard

A Microsoft disponibilizou para download a versão alfa funcional de um novo sistema para gerência de conteúdo na internet chamado Oxite, licenciado sob uma licença livre.

Licenciado em Ms-pl, a licença de software livre e código aberto da Microsoft reconhecida como tal pela FSF e pela OSI. O Oxite vai competir diretamente com as plataformas desenvolvidas em php, python e ruby nos últimos anos e que estão dominando o mercado de cms. O código fonte está liberado para download no controverso repositório de código livre da gigante de Redmond.

No Going Back
Creative Commons License photo credit: Mariano Kamp

Usando, por enquanto apenas o Microsoft SQL, o Oxite será um concorrente forte para as plataformas lamp dentro das empresas e, esse pobre blogueiro que vos escreve, acredita que a iniciativa de desenvolver uma plataforma web em software livre para concorrer com a plataforma proprietária da própria Microsoft -Sharepoint- só pode ter o objetivo de frear a migração empresarial em direção a plataforma Lamp (Linux, Apache, MySql e PHP) no ambiente empresarial.

Se considerarmos o número de desenvolvedores asp.net que existem atualmente no mundo empresarial e a grande penetração da Microsoft neste mercado, o novo CMS já nasce forte.

Segundo a empresa, o sistema é compatível com padrões abertos, suporta gravatares, trackbacks, pings e comentários anônimos ou não. Falando assim parece um concorrente para nosso amado WordPress mas, não acredito que venha a ser páreo no mercado de blogs pessoais em um futuro próximo.

O que resta saber é como a comunidade internacional de desenvolvedores vai receber esse produto e o quanto irá investir nele e quão livre ele realmente é. Afinal, licença e código disponível são duas partes importantes de equação que garante o sucesso de um software mas, não são tudo.

Notícia Original

Para Saber Mais: Fsf, OSI, Oxite,