Microsoft, discretamente, lança uma nova rede social

Standard

Estou muito impressionado com a nova rede social da Microsoft. A So.cl. Finalmente parece que a Microsoft deu um tiro no lugar certo.

Vamos e convenhamos, do ponto de vista da excitação das massas, a Microsoft parece muito com um aula de frações. Há anos que não surge nada, tirando aquela interface ridícula do Xbox, que chame a atenção das massas. Mesmo dos fanáticos. Não tenho dúvidas que a empresa está caminhando para a estabilidade, crescimento constante, grandes lucros e nenhuma graça. A exceção parece ser esta tal de So.CL

Microsoft lança rede social baseada em buscas

Esta nova rede social da Microsoft lançada sem nenhum alarde. Aliás, não fosse o logo no rodapé da página de settings, não acreditaria que era da Microsoft. Impressiona ao primeiro contato e me me impressionou como poucas. Detesto o Facebook, acho Google+ um saco e, entre Pinterest e Twitter fico com o último só por causa da facilidade de integração com meus aplicativos.

A primeira coisa que notei é uma ausência de gatos. Não vi nenhum. Também não vi nenhum infográfico. Parece um lugar tranquilo onde gente interessante posta coisas interessantes. Se ficar assim vai fechar, todo mundo sabe que o sucesso das redes sociais está justamente nas bobagens sem sentido que se postam todos os dias. Mas, por enquanto parece o paraíso. Você consegue achar artigos sobre … qualquer coisa… sem perder muito tempo e sem ter que ler alguma filosofia de para-choque de caminhão.

O search funciona! Inacreditavelmente melhor que o Bing. Uso uma dúzia de termos de busca tentando encontrar páginas específicas e, imagine o search da So.cl retornou a página certa, ou um artigo que citava a página certa em 10 dos 12 testes entre os para-choque primeiros itens. O Google devolve 11 em 12, o Duckduckgo 10 em 12 e o Bing 7 em 12. Visto daqui esse resultado, ainda que inicial, é impressionante.

O que eu gostei mais foi do sistema de edição de postagem. Funciona assim: Procure alguma coisa, qualquer coisa. Clique no link ofertado e, quando voltar para a página da So.cl lá estará um post prontinho para seus comentários. Clique em outro link e este será adicionado ao seu post. Além disso o sistema oferece automaticamente uma série de imagens para o seu post. Comente e pronto! Lá se vai um artigo bem formatado. Ao que parece, eles estão preocupados com a tal da curação.

Fiquei impressionado. Muito Impressionado. E olhe que, geralmente, acho as coisas que a Microsoft faz entediantes.