Microsoft adota linux como plataforma de desenvolvimento

Standard

Os principais sites de notícias da Europa estão noticiando um memorando interno da Microsoft onde Steve Gates detalha os caminhos da empresa para os próximos cinco anos. Um alto funcionário da empresa de Redmond, que não quis se identificar, ressaltou alguns pontos que traduzo aqui com toda liberdade que um tradutor não juramentado pode ter:

Com advento de plataformas de desenvolvimento tão estáveis e seguras como o eclipse e o netbeans, não restou à empresa outra alternativa que não adotar a filosofias do código aberto e software livre como plataformas de desenvolvimento…

Não! Java não! Na verdade não sei acho que php ou ruby, talvez mono, não sei, simplesmente não sei…

O memorando diz que essa é uma atitude pensada, que vai aumentar a lucratividade da empresa, vai diminuir os bugs de segurança dos produtos… Mas eu não sei é tudo muito novo… Ouvi o diretor de desenvolvimento falar em adotar o Ubuntu como plataforma de desenvolvimento assim que sair a versão nova. Realmente Eu não sei o que falar.

O ponto mais interessante de todo o memorando é a parte onde estão destacadas as várias análises feitas sobre o acordo com a Novel e o grande apoio que eles poderão receber da comunidade no desenvolvimento do

C#. E a adoção do modelo de serviços no lugar do modelo de venda de licenças.

Steve destaca que nos últimos cinco anos a empresa tem acompanhado a evolução de linguagens como o PHP e não vê mais razões para insistir em linguagens como o VB. E que depois de uma longa deliberação com

atuais e antigos diretores, chegaram a conclusão que era hora da empresa mudar para alcançar novos mercados.

Iniciativas como a do Brasil, China e Índia estão corroendo os cofres da empresa, temos que encontrar um lugar nesse mundo novo.

Desenvolvedores de software do mundo todo comemoram a decisão da empresa e comentam que finalmente a luz chegou a Redmond. Um líder da comunidade de software livre, que também não autorizou a divulgação do nome comentou.

Finalmente vou trabalhar em Redmond.

Diante da estupefação geral, os sites especializados em análise de mercado estão tentando desesperadamente traçar a melhor estratégia para quando o mercado abrir amanhã dia 2 de abril.

4 thoughts on “Microsoft adota linux como plataforma de desenvolvimento

  1. Marcelo

    é… América Latina (Brasil inclusive) responde por +-4% do faturamento MUNDIAL da MS; realmente, o software livre aqui está “corroendo” os cofres da empresa :-)))

  2. Eides

    Rapaz! tava distraído.. li essa matéria na íntegra… tava achando super interessante…só no final vi que tinha caído nessa pegadinha… hehehe!

Comments are closed.