Mexicanos lançam concreto transparente

Standard

Novo concreto pesa até 30% menos, é até 15 vezes mais resistente e é transparente.

Pronto! Não precisa reclamar, eu sei que não é concreto, propriamente dito, mas como a notícia original começou com essa analogia e o único site que encontrei com alguma informação oficial sobre o produto também faz essa analogia, resolvi manter assim.

foto do concreto transparente na mão do pesquisadorA notícia original, mais pobre do que o costume, provocou uma pequena pesquisa para descobrir do que realmente se trata essa nova maravilha da arquitetura vinda de terras de Montezuma.

Sergio Galván Cázares y Joel Sosa Gutiérrez, dois ex alunos da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), que em dezembro de 2006 ficaram em terceiro lugar em um concurso de inovação em tecnologia de concreto estão prontos para ir a luta e comercializar seu produto.

Os dados que faltaram na matéria original encontrei no link do concurso. Dando conta que o “concreto” foi fabricado com cimento, agua, areia, obsidiana e o aditivo Critum. Esse último sendo o segredo industrial a ser compartilhado com futuros parceiros de fabricação.

As qualidades físicas apregoadas são dignas de nota: Resistente até 250 mega pascais, contra aproximadamente 25-35 mega pascais dos concretos tradicionais. Com peso médio 30% menor que o concreto convencional.

Aqui só tenho uma observação a fazer: Se for verdade é a oitava maravilha do mundo!

Mesmo que não seja tudo isso a característica translúcida do material o torna uma excelente opção para fachadas e para reduzir o uso de iluminação artificial. O mais interessante de tudo é que, segundo as duas fontes, o maquinário necessário a fabricação desse novo material é o mesmo usado para fabricação do concreto tradicional.

O que faltou na matéria e não consegui encontrar com precisão foi um comparativo de preço. Gostaria muito de ver o custo desse material contra o vidro, tijolos de vidro, concreto tradicional e outros materiais.