Matemática básica: 16x(playstation3)^Linux = Buraco Negro

Standard

Eu acredito que você já tenha ouvido falar do PlayStation 3. Aquele console inofensivo da sony onde alguns fanáticos passam horas fazendo coisas inofensivas como explodir uns aos outros, destroçar aliens e eventualmente salvar alguma princesa em perigo.

Mas nem todo mundo pensa da mesma forma. Não, existem alguns que teimam em querer fazer as coisas diferentes.

Veja por exemplo o Sr. Gaurav Khanna, em vez de sentar e jogar como todo mundo ele resolveu pegar 16 dessas máqinas, hackear os pobres consoles inocentes, colocar o linux e criar um super computador.

E para que o Sr. Khanna quer tamanho poder de cálculo? Pergunta a inocente leitora.

Para simular buracos negros. Mais que isso para simular a colisão de dois buracos negros. Na verdade o que o Sr. Khanna deseja é simular um efeito previsto na teoria geral da relatividade de Einsten: Ondas Gravitacionais.

Com as 16 máquinas interligadas o Sr. Khanna conseguiu, na Universidade de Massachusetts a mesma capacidade computacional de um super computador com 400 nós a um custo irrisório.

É claro que não foi só ligar as máquinas em rede e sair simulando buracos negros. O Sr. Khanna teve que escrever um software especial para isso capaz de utilizar as múltiplas cpus de cada máquina em paralelo.

Segundo o Sr. Khanna, um único PlayStation 3 equivale a 25 nós do IBM Blue Gene. As máquinas não foram fisicamente modificadas e estão ligadas via um switch Gigabit Ethernet.

Quem sabe, lendo algo assim, cai a ficha do pessoal das nossas universidades.

Notícia Original

6 thoughts on “Matemática básica: 16x(playstation3)^Linux = Buraco Negro

  1. Oi Michel.
    Obrigado pelo link. Realmente não sabia dessa pesquisa da Unicamp. Ainda assim, temos muitas universidades que precisam ler, tanto esse post, quanto a matéria que você indicou.
    Novamente obrigado.

  2. vladimir

    Cara, eu iria indicar o mesmo link de Michel. Os brasileiros mais uam vez dando um jeitinho para resolver as limitações de orçamento e a burrocracia! Parabéns pela matéria

  3. Pingback: Conversa Digital » Blog Archive » » Playstation 3 - Computador acadêmico?

Comments are closed.