Marketing online: Como usar o Tweeter

Standard

Na verdade, de fato e verdadeira, ninguém sabe como a Internet funciona. Mente quem dizer que sabe. Principalmente por que o que existe agora não existia há cinco minutos. Ainda assim, os pesquisadores tentam. Aceleram as pesquisas e, de vez em quanto, encontram alguma coisa que parece funcionar. O Twitter é um caso clássico. Ferramenta nova, poderosa e desconhecida que fascina a todos pelo potencial disponível mas, poucos são os casos de sucesso de marketing digital usando o Twitter. Nem por isso podemos abrir mão do que já conhecemos.

Twitter como ferramenta de lucro

Imagem de: FindYourSearch

Sua mensagem precisa ser lida

Quantas pessoas você segue? Quantas pessoas seus seguidores seguem? Estas são as primeiras duas perguntas que precisa se fazer. Olhe seu próprio histórico. Você segue 100 pessoas? Cada uma envia uma mensagem por dia? Se respondeu sim as duas perguntas terá, no mínimo 100 mensagens novas a cada dia esperando providências. Outra pergunta importante: Quantas você lê?

O numero médio de pessoas seguida por cada usuário do Twitter está diretamente relacionado a capacidade visualização da sua mensagem. Se seus seguidores seguem muitas pessoas recebem muitas informações e a sua ficará perdida no ruído. Para evitar a perda, re envie a mensagem, ou seja, Retweet!

ReTweet? Quando? Quanto?

Ferramentas como o Timely irão postar seus tweets na hora ideal considerando o número de cliques em cada mensagem e o número de retweets. Parece bom mas não é. Você precisa qualificar e quantificar sua audiência. Precisa saber a média de tweets dos seus seguidores, em que horário. Estas duas informações indicarão a hora mais provável para a postagem dos seus Tweets. O Timely faz isso. O que ele não faz e qualificar seus seguidores de acordo com os interesses deles. Sabendo o interesse você poderá postar o Tweet certo na hora certa para ter o maior retorno. O Timely também não repete seus Tweets e deveria, principalmente no segundo melhor horário.

Recentemente o @parananoar começou a usar o Twitter para divulgar o jornal matutino, local com a @joicehasselman. Ponto, perfeito. Infelizmente o jornal vai ao ar, localmente em Curitiba as 7:30 da manhã. Durante o Jornal os Tweets são inúteis.  Uma estratégia inteligente seria copiar a estratégia da CNN, por exemplo, que coloca os vídeos das matérias online e envia os títulos ao Twitter no começo e fim da tarde. Não vise só os seus seguidores. O uso de hashtags nos títulos permite que as matérias ranqueiem melhor na busca do próprio Tweeter.  É claro que se as matérias forem postadas em um canal do Youtube também aparecerão melhor ranqueadas no Google.

O texto do Tweet importa. Use a ferramenta certa.

Algumas pessoas, jornalistas principalmente, estão usando o Facebook como ferramenta de concentração e distribuição. Não é uma boa ideia. O Facebook, quando envia a mensagem para o Twitter, limita o número de caracteres de forma automática. Isso faz com que a primeira frase do texto seja cortada pelo meio ou que sejam postadas algumas palavras da segunda frase. Em qualquer um dos casos, a mensagem no Twitter chega truncada e ilegível. Em um ambiente com centenas de mensagens as mensagens ilegíveis são, simplesmente, ignoradas. O ideal seria usar uma plataforma só para divulgação. Um blog, por exemplo.

Use o WordPress, você pode integrar o WordPress com o Facebook, com o Twitter, com o Google+  e, praticamente, com todas as redes sociais que existem. A vantagem é que você controla o quê, o como e o por que da integração. Usando WordPress você pode, por exemplo, seguir os conselhos de Hemingway.

O sábio escritor e jornalista costumava desafiar os colegas de redação a contar uma história com seis palavras. Imagine o efeito disso no Twitter. Usando o WordPress Você poderá, determinar que o texto e imagens sejam enviados ao Facebook, um texto especial ao Twitter e, se desejar, um resumo ao Google+ adequando, de forma conveniente e automática o conteúdo à audiência.

O Tweeter é uma rede social

Por incrível que pareça as pessoas esperam um retorno. Então responda, retweet quando citado e nunca, em hipótese alguma deixe de dar atenção aos seus seguidores. Use o próprio Twetter para isso, não importa se você é o presidente da república, cantor de forró ou médico. Seus seguidores esperam que você os responda, cite e compartilhe. Este é o espírito da rede social que vai aumentar seus seguidores, sua influência e seu lucro.

De onde veio tudo isso?

Curioso, eu comecei dizendo que ninguém conhece a Internet e é verdade. Todas as informações e dicas contidas neste artigo foram compiladas de pesquisas científicas divulgadas nos últimos seis meses sobre o Twitter. Faz parte da minha própria pesquisa de mestrado. Espero que seja útil para você. O dePijama já presta serviços de SEO e social marketing há algum tempo e está desenvolvendo uma ferramenta só para análise do impacto das redes sociais na geração de opinião e na tomada de decisão de compra.

Update: Mal postei o artigo e meu telefone tocou… Muito bom o artigo Frank, parabéns… blá .. blá … blá… como avalio meus seguidores? Ooops, faltou esta dica. Use o Foller.me tirando as avaliações profissionais como a que fazemos o Foller.me é a melhor que conheço mas, tem um problema, eles estão atualizando justamente a parte do serviço que permite avaliar os seguidores.

25 thoughts on “Marketing online: Como usar o Tweeter

  1. Francielemerlinrogalewski

    Realmente o Tweeter é importante. Essas informações são essenciais para utilizá-lo corretamente. Obrigado Prof. Frank por estimular a turma a fazer uma conta no Tweeter. Hoje precisamos realmente estar conectados.

  2. Enilda Alves.

    Prof. Frank obrigada pela disposição em contribuir para o aprendizado daqueles que realmente almejam. A linguagem adotada por você tem esclarecido muitas coisas que realmente “ouvíamos” falar e mal fazíamos idéia do que realmente se tratava. Dentre elas, o Tweeter e sua funcionalidade.

  3. Ailton

    Realmente que o tweeter é uma ferramenta que possamos mesmo em poucas palavras passar conteúdo e opiniões , muito ainda temos que  aprender a tirar proveito dessa ferramenta. O que tem tirado as vezes um pouco do interesse é que justamente foi esse grande volume de coisas unuteis nele postado, mas quem sabe aos poucos novas ideias de como tirar proveito disso tudo vai surgindo pois o mundo tá girando cada vez mais rápido e não podemos girar anti horário.

  4. Fabiana Loss

    Muito legal este artigo, não tinha idéia de como funcionava esta ferramenta, com este artigo as coisas ficaram muito mais claras!
    Fabiana Loss

    • frankalcantara

      Obrigado Fabi, espero que tenha sucesso no Twitter, lembre-se que não serve só para uso pessoal, todos os dias o Twitter se transforma em uma ferramenta de vendas melhor. 

  5. Leandro

    Bacana em relação ao receponder todas as mensagens acredito que se postado algo e em determindao momento somos questionados o minimo que podemos fazer é responder, mas claro tudo com o máximo de veracidade possivel.

    • frankalcantara

      Isso Leandro. Infelizmente nem todo mundo pensa como você. Aqui no Brasil então. São raros os “famosos” que se dignam a responder alguém. 

  6. Eliane Vujanski

    Super interessante este artigo. Realmente o tweeter é uma ferramenta de muito aproveito, se todos soubessem fazer um bom aproveito, como: trocar informações, conteúdos, se relacionar com as pessoas, enfim…
    Mas percebe-se que as vezes esta ferramenta não utilizada adequadamente, pois ha pessoas que postam o que não devem, coisas que não agregam nada, mas cabe a cada um saber aproveitá-lo melhor.

    • frankalcantara

      Isso mesmo Eliane, precisa entendimento e uso. Com isso pode ser lucrativo. Obrigado por ler o DePijama

  7. A utilização do “Tweeter” e seus recursos de forma adequada, realmente pode trazer bons resultados a uma empresa e pessoalmente, expandindo sua rede de contatos e aumentando seu nível de informação e conhecimento.

  8. Lilinhagarcia

    O que é mais importante neste Artigo é que mostra o verdadeiro sentido do twitter. Acredito que todos que fossem entrar no twitter tivessem que ler este artigo.
    Com isso as pessoas twittariam (não sei se é assim que escreve), mais informações fiéis para tornar-se informação.
    Assim teriamos informações importantes e atuais mais rápido.
    Parabéns pelo artigo.

  9. Cris

    A matéria é exelente,as pessoas criam uma rede de relacionamento ampla,visto que hoje podemos, através da comunicacao virtual fazer várias transações.

  10. Renata Amaral

    Muito bom  o artigo, pois mostra como funciona realmente o twitter, pois muitos usam apenas para diversão e não sabe para que ele funciona. Valeu professor, vou usar mais o twiter profissionalmente tbm.

  11. GILSONDECONTO

    MESMO AS PESSOAS UTILIZANDO A INTERNET TODOS OS DIAS, OS CONHECIMENTOS SOBRE SUAS FERRAMENTES SAO MINIMOS. AS PESSOAS APRENDEM EM CASA SEM O MINIMO DE CONHECIMENTO TECNICO. MAS SITES COMO O DE PIJAMA  OFERECEM MAIS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO… 

  12. Stefanne

    Muito bom o artigo, consegui perceber a importância de usar o Twitter para a area profissional, pois acha que ele apenas mais uma ferramenta para lazer como Orkut ou Facebook. Acho que não sabemos usar a ferramenta que temos nas mãos. Começarei a usa-lo com frequencia apartir de agora.

  13. Joao Batista

    O artigo é interessante, realmente vejo o quanto é importante o uso destas ferramentas, o artigo mostra como usamos o facebook e o twitter.

Comments are closed.