Madeira líquida para substituir plásticos em carros

Standard

Como parte do comprisso da empresa com a redução das emissões de carbono e utilização de materias ecológicamente corretos os laboratórios da Ford Motors na Alemanha estão desenvolvendo um composto orgânico chamado de Madeira Líquida para substituir os plásticos usados em veículos.

Madeira lìquida

O novo processo utiliza restos de madeira ou madeira virgem para produzir um composto ecológicamente correto, bonito, resistente a água e rígido o suficiente para ser utilizado em painéis e partes internas de veículos. Além disso, os estudos preliminares mostram que o composto de madeira líquida pode ser reutilizado em até cinco ciclos de reciclagem, aumentando a vida útil e diminuindo ainda mais o impacto no ambiente.

O material não é novo, o processo de obtenção e utilização é. Até agora essa tecnologia era usada única e exclusivamente para mobiliário de alto luxo para áreas expostas ao clima. O que os laboratórios da Ford criaram é um método mais barato de produzir um material mais adequado as necessidades específicas de veículos.

O cara depijama aplaude esse tipo de composto mas fica com um pé atrás. Quando será que esses laboratórios vão entender que “ecológicamente correto” significa utilizar menos árvores, menos produtos derivados da madeira e não mais.

Notícia Original