Livermorium & Flerovium dois elementos novos anexados a tabela periódica

Standard

Finalmente a União Internacional da Química Pura e Aplicada oficializou a entrada de dois novos elementos na tabela periódica o livermórium e flerovium (FLERÓVIO E LIVERMÓRIO). Descobertos no final de 2012 estes dois novos elementos foram, oficialmente anexados a tabela periódica que agora conta com 228 elementos.

Os dois elementos foram criados artificialmente pelo homem esmagando ions de cálcio com 20 prótons contra átomos de curium. Resultando nos ditos elementos.

Notícia Original: Wired

O fleróvio (114, símbolo atômico Fl) foi nomeado em homenagem ao físico russo Georgiy Flerov (1913-1990). Descobridor da fissão espontânea do urânio e fundador  do Laboratório de Reações Nucleares, um dos primeiros na Rússia. Este centro de pesquisas participou da ‘fabricação’ do elemento 114.

O livermório (116, símbolo atômico Lv), por sua vez, foi nomeado em homenagem ao Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL, na sigla em inglês) e à cidade de Livermore, na Califórnia. Um grupo de pesquisadores deste laboratório ajudou a fabricar o livermório junto com os russos do Laboratório de Reações Nucleares em Dubna.