Lista de 70 APIs para o desenvolvimento mobile e web

Standard

Todos os dias repito isso. Quase como se fosse um mantra, na vã esperança que entre na cabeça dos nossos desenvolvedores: Programar na web não é reinventar a roda!

Olhe bem, perca um pouco de tempo e verá que existem soluções mais simples, baratas e acima de tudo prontas. A princípio sempre me referia as ferramentas desenvolvidas em software livre disponíveis no GitHub, SourceForge, CodePlex e tantos outros portais com código aos borbotões, para que você use apenas se preocupando com a licença de uso. Depois, já falava dos SASS, empresas fornecendo serviços online praticamente de graça. Acrescente-se a essa mistura as tecnologias de Cloud Computing e, finalmente temos a onda das apis.

O ProgamableWeb, um dos mais antigos repositórios de conhecimento sobre desenvolvimento web postou hoje. Uma lista de 70 (setenta) apis prontas para uso em desenvolvimento mobile/web. Vale a pena, principalmente, observar os dois gráficos que reproduzo a seguir. Talvez eles respondam duas perguntas importantes: Qual protocolo eu uso para comunicação no meu sistema mobile/web? E Qual o formato de dados que devo usar no desenvolvimento mobile / web?

Figura 1- protocolos e formatos de dados mais utilizados em apis

Vejam a lista com calma. Existem apis prontas para muito do que precisamos diariamente e, também diariamente, o número cresce. Observem principalmente, custo, objetivo e licenças de uso. Nem todas são gratuitas ou livres. Se perderem algum tempo estudando esta lista poderão economizar alguns meses de desenvolvimento no seu próximo projeto.

Destaco três que me chamaram a atenção:

 Embarke API: Developer tools for social communications;

Esta última já está no topo da lista “coisas que preciso aprender”. Logo