Linguagem das Baleias começa a ser decifrada: Menino venha cá, agora!

Standard

Breach
photo credit: nasmac

Estudando as baleias corcundas cientistas australianos começam a entender o significado da linguagem destes mamíferos.

As baleias Jubarte também conhecidas como baleias cantoras estão sendo estudadas há alguns anos para a identificação dos sons que produzem. Essa espécie de baleias chamou a atenção pela sonoridade e pela quantidade de sons que emitem, a música das baleias.

O estudo dessa baleia e seus sons forneceu informações interessantes aos cientistas.As baleias Jubarte emitem dois grupos de sons distintos a música, um conjunto de sons repetido harmoniosamente e por longos períodos de tempo e um outro conjunto de sons aparentemente desconexos.

A primeira e mais curiosa descoberta foi exatamente a facilidade e a rapidez como uma determinada seqüencia de sons executada por um grupo de baleias era copiado por outro grupo de baleias a milhares de quilômetros de distância. A outra coisa digna de nota relativa a musica das baleias é que essas seqüencias de sons, mais comuns, não constituem uma linguagem. Se fossem uma linguagem seria como se todas as baleias estivessem falando a mesma coisa ao mesmo tempo mas, poderia ser uma cantiga de acasalamento.  Restava o estudo dos outros sons produzidos por esses cetáceos.

O HUMPBACK WHALE ACOUSTIC RESEARCH CIOLLABORATION (HARC) da Universidade de Queensland na Austrália tem estudado esses fascinantes cetáceos nos últimos 20 anos gravando em áudio e vídeo comportamentos e vocalizações de grupos de baleias Jubarte na costa da Austrália e acompanhado alguns destes grupos em suas migrações.

Nos últimos três anos um grupo de pesquisadores do HARC está tendo algum sucesso e consegui identificar 34 conjuntos de sons diferentes e seus significados prováveis.  O  mais comum deles ocorre entre mães e filhotes e aparentemente significa algo como uma advertência: Menino venha cá, Agora!  Também foram identificados sons de machos paquerando fêmeas e sons de desagrado.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa evitam usar o termo linguagem mas os fâs de  Jornada nas Estrelas sabem disso há muito tempo.

Notícia Original

Para Saber Mais: Baleias Jubart. , Cantiga de Acasalamento.

One thought on “Linguagem das Baleias começa a ser decifrada: Menino venha cá, agora!

  1. Chega a ser emocionante, muito bom mesmo o vídeo… fiquei realmente emocionado, esse é o tipo de coisa que me fascina.

    Ao mesmo tempo fiquei pensando sobre o fato de que nem tudo no YouTube é uma completa porcaria.

Comments are closed.