LHC – Começou a Festa

Standard

Large Hadron Collider, o imenso acelerador de partículas com mais de 34Km de comprimento no subsolo de Genebra está ligado e já começou os testes para a grande colisão prevista para o dia 10 de Setembro próximo.

Apesar da lenda urbana da inevitável destruição do sistema solar, os cientistas do Cern começaram os testes e ajustes para fazer a máquina funcionar. O Telegraph de Londres publicou uma matéria com a foto dos primeiros feixes de protos sendo acelerados e alguns dados interessantes sobre o experimento.  A foto é essa a seguir e mostra um feixe de prótons, como pode ser detectado em um dos pontos de observação do LHC.

feixe de prótons em aceleração

Não sou especialista, mas não lhe parece que o feixe está um pouquinho fora do centro? Ai, ai, ai… começo a ficar preocupado com esses caras.

A câmara de aceleração já está resfriada a temperatura de -270 graus célsius. Nessa temperatura o gás hélio se torna o líquido hélio o qual é usado para refrigerar os super-magnetos usados para acelerar o feixe de prótons.

Do artigo original:

‘We’re finishing a marathon with a sprint,’ said LHC project leader Lyn Evans. ‘It’s been a long haul, and we’re all eager to get the LHC research programme underway.’

Pronto! Agora estou preocupado mesmo. Isso é lá hora para se ter pressa?