Lembra da Rosie? O Robô dos Jetsons? Agora Você pode ter um!

Standard

Rosie, robô dos JetsonsSe você tem mais ou menos a minha idade  com certeza lembra da Rosie. A empregada doméstica da família Jetson, que cuidava dos afazeres doméstico enquanto o resto da família vivia em encrencas. O pessoal do departamento de robótica da Universidade de Tokyo achou que já era hora de termos uma Rosie em casa e criou o Robô Assistente Doméstico.

Trata-se de um Robô com 1.55 m, pesando 130kg capaz de realizar tarefas domésticas. A máquina é montada sobre uma plataforma giratória motorizada, dotada de seis sensores laser cujo objetivo é evitar os obstáculos domésticos, dois braços e cinco câmeras, mas a grande inovação é o programa de inteligência artificial especialmente desenvolvido para o ambiente doméstico que permite que o robô aprenda com seus próprios erros.

Com uma bateria recarregável e autonomia de 60 minutos o robô, é capaz de varrer o chão, tirar o pó dos móveis, servir refeições, colocar roupa para lavar e abrir e fechar portas. Ainda não é muito. Digamos que seja o bisavô da Rosie. Custo estimado: US$10.000. Previsão de venda: 10 anos.

Robô Doméstico

Link Original