Latex – Escolhendo seu idioma

Standard

Ficaremos com LATEX2Є, a última versão mantida pelo HTTP:/www.latex-project.org. Escolha pessoal baseada apenas no tamanho da turba. Explico: Existem mais textos e pessoas trabalhando com o LATEX2Є que com qualquer um dos outros idiomas do TEX. Isso somado a minha experiência com software livre e de código aberto me dá a sensação que o futuro da preparação de textos técnicos esteja com esse idioma do TEX. Eu sei, só quem ganha dinheiro com sensação é a Nestlé e as moças de vida nada fácil. Ainda assim, mesmo que eu esteja errado e que, em algum momento do futuro, outro idioma qualquer se destaque na massa os conceitos que você vai aprender aqui, provavelmente continuarão válidos e úteis. Dito isso, doravante vou usar LA TEX para me referir ao LA TEX2Є.

Knuth is My Homeboy!
Creative Commons License photo credit: lumachrome

Estou usando a palavra idioma de forma completamente livre e descompromissada para me referir a uma das versões desta linguagem de marcação criada pelo Sr. Knuth. Se você se sentir mais confortável pode usar versão, sabor, derivado, conjunto ou qualquer outro termo que lhe venha à mente.

O LATEX é muito mais “linguagem de marcação” que o velho formato plain, desenvolvido pelo Sr. Knut, Este formato, ou idioma, foi desenvolvido tendo em vista a formatação de documentos complexos, do ponto de vista do autor e para facilitar a vida deste. O LATEX fornece uma série de comandos que permitem o uso de cabeçalhos, citações, tabelas e figuras flutuantes, numeração de equações e figuras e muitos outros recursos modernos de diagramação sem que o autor tome conhecimento do que é necessário fazer para aplicar estes estilos. Pronto, usei uma nomenclatura de editor WYSIWYG. Não fique aborrecido comigo, foi só para facilitar o entendimento.

O LATEXtambém permite o uso de classes extras com funcionalidades interessantes que não estão incluídas no pacote original. Essas classes agregam praticamente tudo o que você imaginar em termos de formatação, exportação ou manipulação de documentos.