Lago Vostok. A perfuração parou

Standard

Faltando apenas 30 metros para atingir o Lago Vostok os cientistas russos que conduzem a perfuração foram forçados a parar. Na saída, tiveram uma idéia brilhante.

 

Como comentei anteriormente, um grupo de cientistas russos estão prestes a perfurar o Lago Vostok, na Antártida, que não entra em contato com a biosfera do planeta terra há mais de 15 milhões de anos. A última notícia dava conta que eles estavam a menos de 50 metros do lago.

 

Local de perfuração do Lago Vostok

Local de perfuração na Antártida.

 

Hoje circulou na internet a notícia da suspenção da perfuração, graças ao inverno Antártico. Se esperassem mais um dia ou dois, o avião que poderia levá-los para casa seria congelado pelas temperaturas do inverno. Mantendo-os lá até a próxima primavera.

 

Antes de sair, com medo de perder todo o trabalho já realizado, a equipe teve uma idéia brilhante. Encheram o buraco com querosene. Assim, o buraco não congelará e eles continuarão de onde pararam assim que o clima melhorar.

 

Espero, sinceramente que eles tenham um plano milagroso para retirar todo o querosene do buraco, em níveis de esterilização, antes de recomeçar a perfuração. Sob pena de contaminar um meio ambiente completamente novo, no exato momento em que ele for descoberto.

Coisa de gênio. Né não?

 

Notícia original: Popular Science.

Gente inteligente que também é contra a perfuração do Lago Vostok.