Jonathan Schwartz explica a Sun

Standard

Em um inédito video blog, Jonathan Schwartz o todo poderoso CEO da Sun explica a estratégia da empresa em três grandes grupos.

Além do vídeo a seguir, você pode encontrar o mesmo texto no blog do Sr. Schwartz ambos em inglês.

Em linhas gerais, o que ele diz que para entender a Sun, além de suas fontes de renda precisamos entender sua visão de mundo e sua estratégia. Dividindo essa estratégia em três grandes grupos:

1. Recrutar cada desenvolvedor do planeta para usar os softwares e serviços da Sun

2. Fornecer as soluções mais irresistíveis do mercado

3. Executar os serviços/vendas mais eficientes do mundo.

Segundo o Sr. Schwartz a estratégia um é puramente estratégica e eles não pretendem obter lucros se todos os programadores do mundo estiverem ujsando produtos da Sun.  Aqui podemos entender que o Java e outras ferramentas de programação e desenvolvimento  desenvolvidas pela empresa vão acabar todas em software livre e de código aberto? E outra, se todos os programadores usarem produtos da Sun isso vai provocar um lucro imenso para a empresa, ainda que não venda uma única linha de código para desenvolvimento.

Explicando o número dois ele diz que a Sun foca nos clientes que valorizam o suporte, clientes para os quais perda de produtividade ou de produção não tem preço. Clientes que preferem pagar suporte para não correr o risco de ter sua produção interrompida. Segundo ele mesmo, uma faixa pequena mais lucrativa do mercado. Faz todo sentido do mundo.

A terceira é óbvia, sonho de todas as empresas.

Mas afinal o que diabos foi essa postagem?

Não foi para mim, nem para você, nem para os funcionários da Sun. Essa postagem foi diretamente enviada para os investidores de Wall Street  pessoas que estão vendo o valor da empresa despencar e que, se não acreditarem no futuro da empresa vão continuar vendendo.