Japoneses planejam elevador espacial.

Standard

Arthur C. Clark acreditava que algum dia nós teríamos algo parecido com um elevador para levar cargas e pessoas ao espaço. A Nasa discorda. Este projeto não aparece nos planos da agência espacial americana. Alguns japoneses concordam. 

O Governo japonês criou uma inciativa reunindo universidades, indústrias e governo para tornar realidade um elevador espacial dentro das próximas décadas. Ainda não tem data prevista. Ainda existem algumas dificuldades para serem superadas mas, já é um projeto e já tem até a primeira maquete, feita com… lego.

Um dos principais problemas é o cabo… terá que ser muito mais leve e resistente do que qualquer coisa que temos hoje e, além disso, terá que ficar esticado por 36000km. Pensam em investir nas novas tecnologias nanométricas para encontrar o material ideal.

Parece coisa de louco, mas os japonses estão levando a sério e realmente crêem que seja possível. Já existe um blog  e a poderosa JSEA vai patrocinar uma conferência sobre o tema agora, em novembro.  Muito em breve, para ir ao espaço, bastará chamar o ascenssorista. Em japonês é claro. 

One thought on “Japoneses planejam elevador espacial.

  1. Fernando

    Na verdade a Nasa faz pesquisas para elevadores espaciais desde a década de 70, mas a linha de desenvolvimento dos americamos sempre foi voltada mais para foguetes, esta pesquisa não é prioritária. Mas um elevador espacial, depois de levantado, irá diminuir o custo das viagens espaciais tremendamente.

Comments are closed.