Intel lança software para identificar latências em sistemas linux

Standard

Latência. Você pode entender isso como demora. O tempo que um determinado processo leva para apresentar uma resposta ao usuário ou ao sistema. Então, a Intel acaba de lançar um software que identifica os responsáveis pela demora na sua máquina, se não os responsáveis, pelo menos indica que processos estão sofrendo mais latência e com isso dá uma pista definitiva para a localização e futura eliminação do responsável.

LatencyTop O nome é claramente uma referência ao top, programa que lista o que está sendo executado, quanto de memória cada processo está usando etc…

Do próprio site do Latencytop tiramos que o mesmo é focado em encontrar os motivos que causam as paradas nos seus programas. Aquele soluço no áudio, a aplicação que demora para iniciar, ou seja o aplicativo registra e reporta os tempos e os processos que para serem executados precisam de um determinado recurso que não está disponível e por isso tem sua execução bloqueada pelo Kernel.

O programa ainda está em versão beta (muito beta) e requer a instalação de patchs no Kernel para operar corretamente. Sendo assim, não tentem isso em casa meninos e meninas. A não ser que saibam instalar e remover um patch do kernel e queiram ajudar a testar o LatencyTop.