Instalação simplificada para algumas das principais soluções em Software Livre e de Código Aberto

Standard

Imagen do banner do bitname contendo um grande pacote com os logos dos projetos que podem ser instaladosEm um concurso das coisas mais chatas que você pode fazer com um computador, instalar software é um páreo duro.

Principalmente software livre e de código aberto. Não que os sistemas de pacotes sejam piores que as soluções do mundo proprietário. Não são!

Os sistemas de pacotes são muito melhores mas, você percebeu que a frase estava toda no plural? Sistemas de Pacotes. São vários, nada intuitivos, cada um com suas idiossincrasias, em resumo: Um Saco!

Para piorar a situação, cada projeto usa sua própria rotina de instalação e se o empacotador vacilar, você tem que sair no braço com os arquivos de configuração. Uns requerem configurações especiais, outros compilação e alguns só rodam se não chover durante a instalação.

Eu só me submeto a essa tortura por que alguns projetos são bons demais para não serem testados e usados. E por que não há solução. Espere.. Parou! Não havia solução. 🙂

Fresquinha, recém saída do forno está a BitNami uma inciativa que certamente contará pontos no processo de canonização de alguns desenvolvedores. A idéia é pegar os projetos mais interessantes, principalmente os que funcionam na web e criar uma instalação simples, padrão e que permite a remoção do projeto da sua máquina com a mesma simplicidade.


Assim, se você já está até com medo de testar um aplicativo novo só por que vai ter que mudar a configuração do Apache/Php/MySql toda de novo. Ou se você não entende patavinas de Apache/Php/MySql mas gostaria de testar um determinado aplicativo. BitNami nele!

Tudo que você precisa é fazer o download do stack e seguir as instruções de instalação (Nem tudo é perfeito). Que são muito simplificadas. O stack é uma espécie de pacote (Oh! meu D Deus!)

Para melhorar o sistema é multi plataforma e já roda em diversos universos paralelos (windows, linux, mac). Os stacks são nativos de cada um dos sistemas operacionais o que garante uma boa performance para a instalação padrão. Mas, infelizmente temos poucas possibilidades disponíveis.

Como eu sou forçado a ficar mudando de universo todo dia, estou testando o Bitnami no windows e, até agora, ele vai muito bem, obrigado. No universo Gnu/Linux fico ainda com meu bom, velho e chato apt. Afinal, cachorro velho não aprende truque novo.