Como instalar o node.js no Windows

Vamos instalar o node.js no Windows 8. Então, usando o Chrome navegue até a home page do node.js em http://www.nodejs.org, clique no botão verde escrito download bem no meio da página, salve o arquivo correspondente a arquitetura do seu sistema (node-v0.010.18.x64.msi, no meu caso) em um diretório seguro. Não, o desktop não é um diretório seguro. Salve em outro lugar.

O arquivo que você baixou é um arquivo de instalação padrão do Windows e não requer maiores cuidados. Trata-se, como você já deve estar suspeitando de um chicken-install. Tenha atenção em apenas uma tela, a tela mostrada a seguir, que permite que você escolha o diretório onde seu node.js será instalado. Escolha um diretório simples, com um path curto. Talvez a raiz do seu drive c (C:\nodejs). Isto é importante por dois motivos: quanto mais simples o path melhor e por que existe um aplicativo da HP chamdo node que pode já estar instalado na sua máquina. Instalando em um diretório simples, será mais fácil de achar.

Escolha um path curto para a instalação do node.js
Ao instalar o node.js escolha um diretório com path curto.

Pronto? Tudo bem, eu espero…

Agora que terminamos, rode o command, digitando cmd na tela do Metro, por exemplo. E navegue até o diretório onde instalou seu node e digite node. Na minha máquina, o resultado disso pode ser visto a seguir:

Use o node.js diretamente da linha de comando
Você pode usar o node.js diretamente da linha de comando.

Observe que a resposta do comando node é um prompt. Isso mesmo, o velho, versátil e feio prompt. Este prompt indica que você já está em um ambiente capaz de executar código em javascript. Tente algo simples: digite: 3 + 4 e enter. Deverá ver um 7 em uma cor diferente. Se isso aconteceu. Saia para beber com os amigos, você acaba de ser apresentado a uma das mais excitantes tecnologias do nosso tempo. Poderíamos, agora, criar e executar o hello word do node.js porem, prefiro deixar isso para mais tarde, quando tivermos um pouco de javascript correndo nas veias.

Quando passar o efeito do álcool volte aqui e assista o vídeo, em inglês, com o próprio Ryan Dahl apresentando o node. Imperdível. Na semana que vem, começaremos a estudar o javascript.