Aplicativos móveis com Ubuntu

Por incrível que pareça, alguns dos meus alunos no curso de desenvolvimento móvel da Faculdade Spei, em Curitiba, usam linux. Especificamente Ubuntu. Ainda me lembro quando contávamos em uma mão as pessoas que usavam linux e sobrava dedo. Bons tempos…

Como nostalgia não instala software e alguns estão tendo algumas dificuldades, este artigo vai detalhar o processo de instalação das bibliotecas Sencha em uma máquina rodando Ubuntu.

Antes de começarmos, um pequeno esclarecimento: Não uso a interface Unity do Ubuntu. Nem sob tortura. Dito isto, se você ver alguma coisa diferente nas capturas de tela, sinto muito, estou no meio da personalização do meu Ubuntu.

Instalando o Apache

Se você está acompanhando esta série de artigos já sabe que vamos precisar de um servidor web. Usamos o Apache 2.0 no Windows 7 e usaremos este mesmo servidor no Ubuntu. Você não precisa mas, como é fácil e eu tenho sinceras esperanças que você se torne um desenvolvedor web, além de desenvolvedor móvel, vamos instalar também o PHP e o MySql, deixando sua máquina pronta tanto para mobile quanto para web usando o PHP.

Abra uma janela de terminal. Eu uso o Gnome Terminal mas você pode usar qualquer um que deseje ou esteja instalado. E vá ao seu diretório Home. Vamos instalar os aplicativos usando a linha de comando, não que eu goste disso, mas é mais rápido, simples e limpo. Uma vez que o terminal esteja aberto digite:

[bash]
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
[/bash]

Depois do primeiro vocẽ precisará digitar sua senha. Estes comandos vão atualizar sua máquina. Depois que a atualização terminar digite :

[bash]
sudo apt-get install mysql-server mysql-client apache2 php5 libapache2-mod-php5
[/bash]

Responda s a pergunta que aparecerá no terminal e esta linhazinha discreta e tão simpática vai instalar uns 30 e tantos megabytes de arquivos e quando terminar você terá o Apache, php e mysql rodando na sua máquina. Algumas interações serão necessárias, como mostrado a seguir, você precisará digitar uma senha para administrar o MySql, duas vezes. Algumas coisas, ainda que estúpidas, nunca mudam.

instalação do mysql no ubuntu 12.04

Quando terminar digite:

[bash]
sudo /etc/init.d/apache2 restart
[/bash]

O Apache será reiniciado e emitirá uma mensagem de erro:

[bash]
Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name, using 127.0.1.1 for ServerName
[/bash]

Não se preocupe com isso, simplesmente indica que você não configurou um nome para seu servidor. Abra seu navegador (chrome ou firefox) e digite: http://localhost você deverá ver uma página, como mostrado abaixo, indicando que o apache funcionou.
Fim da instalação do Apache 2.0 no Ubuntu 12.04
Se não ver esta página nem a mensagem It Works! talvez seja uma boa hora para fazer uma avaliação sobre as implicações filosóficas do suicídio.

Instalando as bibliotecas Sencha Touch

Para baixar as bibliotecas da Sencha, clique neste link e faça o download da versão GPL no seu diretório Home. São 52 megabytes, demora um tantinho. Vamos dar uma chance para o ambiente gráfico. Quando acabar, abra o Nautilus, navegue até o seu diretório Home, clique com o botão direito e clique em Extrair Aqui. Quando a extração terminar renomeie a pasta criada para sencha. Ninguém merece o nome que os desenvolvedores deram.

Agora você precisa mover esta pasta para o diretório de documentos do Apache. Para tal, vamos voltar ao terminal, no diretório onde você criou a pasta sencha  e digitar:

[bash]
sudo mv sencha /var/www/sencha
[/bash]

Volte ao seu navegador (Chrome?, Firefox?) e digite: http://localhost/sencha . Se você fez tudo certo verá a página de documentação da biblioteca sencha, como pode ser visto na figura a seguir. Se não deu certo? Você pode começar a ler novamente desde “Parece incrível…” Mantenha-se calmo e lembre-se estudar direito, ou medicina, pode ser uma boa opção.

Página de documentação do Sencha Touch no Ubuntu

Instalando o Java

Não é confuso? Ainda precisamos do java mesmo para um ambiente de desenvolvimento em Javascript para HTML e CSS. Deve ser uma forma da natureza fazer a humanidade pagar pelos seus pecados. Em fim, vamos ter que instalar o java para pode usar uma o kit de desenvolvimento da Sencha. Desde de que a Oracle assumiu o controle acionário da Sun a coisa não está tão simples mas, sempre tem um jeito. Digite:

[bash]
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer
[/bash]

Instalando o Kit de desenvolvimento Sencha

Ainda falta uma coisa. A Sencha fornece um kit de desenvolvimento com ferramentas para facilitar sua vida. Entre outras coisas, com ferramentas para criar a estrutura de um aplicativo e para empacotar seu aplicativo para o dispositivo móvel escolhido. Estas ferramentas estão disponíveis em Download Sencha SDK Tools. clique no link, escolha a versão compatível com o seu sistema operacional e baixe.

Não existe uma rotina de instalação padrão linux para este aplicativo. A Sencha fornece um aplicativo em formato de executável. Eu prefiro rodar este aplicativo a partir da linha de comando. Então, estando no diretório onde fez o download digite:

[bash]
chmod +x SenchaSDKTools-2.0.0-beta3-linux.run
su
./SenchaSDKTools-2.0.0-beta3-linux.run
[/bash]

Agora você está no modo de instalação gráfica deste aplicativo, em linhas gerais, tudo o que precisará fazer é seguir as instruções das janelas de instalação e clicar Next. Ok, você terá que aceitar a licença também. Por fim, seu navegador padrão irá abrir a página contendo o manual destes aplicativos.

Sencha Tools SDK instalado no Ubuntu

Achou que tinha acabado? Ainda não, temos que corrigir o path do Ubuntu, o instalador alterou o bashrc por conta própria, agora você precisa “rodar” este arquivo. Existem várias formas de fazer isso. Você poder fazer um  Logout/login ou fechar/reabrir a janela do terminal.

Uma das duas deve dar certo. Feito isso vá ao diretório /var/www/sencha e digite sencha. Você verá as opções disponíveis para este aplicativo e, agora está acabado.

Para gerar seu primeiro aplicativo, ainda no diretório /var/www/sencha digite:

[bash]

sencha generate app -p ../gs -n ‘start’

[/bash]

E visite http://localhost/gs você deverá ver a tela do aplicativo padrão.

E o seu funcionou? Precisa de ajuda? Grite!!!