9 passos para instalar o Apache, o Php e o MySql no Windows 7

Se você pretende desenvolver para web, desenvolvendo sites ou aplicativos online, ou para mobile usando como base o HTML5, o CSS3 e o Javascript, você precisará criar um ambiente para desenvolvimento na sua máquina. Estamos enfrentando este problema na classe de Desenvolvimento Móvel da Faculdade Spei em Curitiba.

Precisará, principalmente, de um servidor web. Neste artigo, publico o passo-a-passo da instalação de um dos melhores pacotes base para a criação de um ambiente de desenvolvimento web/mobile. O Xampp. Trata-se de um pacote de softwares desenvolvido pela Apache Friends que contém os aplicativos básicos que você precisará.

Neste artigo mostro a instalação em uma máquina rodando o Windows 7.

  1. Antes de qualquer coisa, você precisa fazer o download.  Este link leva diretamente ao site da Apache Friends  e ao pacote de instalação padrão. Clicando neste link você baixará um arquivo .exe, um executável, que deve ser salvo em um diretório de fácil acesso como o Download ou Desktop.  Observe que algumas empresas não permitem o download e arquivos executáveis então, pode ser que precise baixar o arquivo comprimido.
  2. Uma vez que o arquivo tenha baixado, dê dois cliques sobre ele para iniciar a instalação.  A instalação é simples. Praticamente uma instalação padrão.
  3. A primeira tela pede sua permissão para a instalação. Trata-se apenas de uma proteção do Windows 7. A ideia é garantir que você sabe que o programa que está rodando, programa de instalação irá fazer alterações na sua máquina. Pode ser vista na figura a seguir. Para prosseguir clique em Sim.Primeira janela da instalação do Apache, php e MySql
  4. A segunda tela que você verá é um aviso do pessoal da Apache Friends. Pode ser visto logo abaixo. O Windows 7 incorporou uma rotina de segurança extra chamada de UAC que restringe alguns comandos, alguns diretórios e alguns comandos em alguns diretórios. Parece muito com as rotinas usadas desde o milênio passado no mundo Linux.  O resumo da ópera é: Se você não quer ter problemas de segurança ou acesso, não instale o Xampp em um diretório protegido do Windows. Use, por exemplo, a raiz do drive C. Clique em Ok para continuar.É importante que você se certifique de instalar o xampp no diretório certo
  5. Clique em Next na próxima tela, é a tela de abertura do programa de instalação só serve para créditos e aborrecimentos diversos.
  6. Chegamos finalmente a uma tela interessante. Como pode ser visto a seguir. Nesta tela você deverá escolher o diretório onde instalará o Xamp. Observe que a opção C:\xampp\ está pré-selecionada. Se for a sua primeira vez deixe assim. Se não, escolha um diretório seguro ou onde já esteja acostumado a manter arquivos.É importante instalar o xampp em um diretório seguro ou onde você se sinta confortável
  7. A próxima tela contém algumas opções críticas. Então, preste atenção. A primeira parte diz respeito a criação de ícones. Você pode optar por ter ícones no desktop e no menu iniciar. Eu não uso no Desktop mas isso é questão de gosto.A segunda parte desta tela é mais importante. Observe a figura abaixo.  Existem três caixas de seleção que determinarão se os servidores instalados com o Xampp serão instalados como serviço ou não. Certifique-se que nenhuma destas opções esteja selecionada. A exceção a isso é se você estiver instalando um servidor.

    Se alguma destas opções estiver marcada. Sempre que você ligar sua máquina, estes servidores estarão rodando e comendo recursos e memória. Esteja você desenvolvendo ou não.

    Clique em Install para continuar e aguarde.

  8. Você verá uma tela com uma barra de progresso enquanto seus arquivos estão sendo copiados. Aguarde! Verá também uma ou duas janelas de comando do Windows. Aguarde!  Se tudo correr bem, você verá a última tela da instalação. Clique em Finish. E aguarde. Por fim, você verá uma janela de congratulações:Última tela da instalação do apache, php e mysql

    Esta tela pergunta se você deve rodar o Xampp Control Panel. Clique em Sim.

  9. Você verá o Xampp Control Panel, como mostrado a seguir:Você usará este painel para controlar o Apache, MySql e TomCat

    O Xampp Control Panel é o aplicativo que você usará para controlar os servidores na sua máquina. Clique nos botões Start, ao lado dos servidores que desejar. O php já vem pré instalado e configurado então para desenvolver php inicie os servidores  Apache e MySql.  Faça isso para testar sua instalação também.

Para usar o Xampp

Com os servidores rodando, abra o navegador web de sua preferência. Você pode usar qualquer um. Digite http://localhost e clique enter. Se você é uma destas pessoas com sorte verá a página de seleção de idioma. Clique em português e veja a janela de teste do Xampp.  Pronto, seus servidores estão instalados.

O Apache não roda

Este é o erro mais comum. Você clica no botão start do servidor Apache e nada. Ele não roda. Na maioria absoluta das vezes isto ocorre por que você está com o Skype ligado. O Skype, por padrão, usa a porta tcp/ip número 80. A mesma do Apache. Você pode resolver este problema simplesmente configurando o Skype para não usar esta porta.

Para mudar a porta do Skype, abra o aplicativo, clique em ferramentas no menu, depois em opções, depois em avançado e, finalmente, em conexão. Você verá uma janela com as seguintes opções:

Corrija as opções do skype para rodar o Apache

Certifique-se que a opção usar portas 80 e 443… esteja desmarcada e reinicie o Skype.