Para entender o efeito do nofollow no seu rank ou seo

A opção follow, ou nofollow está ganhado destaque entre as pessoas que estudam SEO, SEM e web marketing. Na minha última palestra, no WorldCamp Curitiba 2012, parece que a coisa não ficou muito clara. Este artigo retoma o tema, com mais detalhe.

como o nofollow pode afetar sua página

Imagem de: Jerry Reynolds

O atributo rel de um link pode receber o valor nofollow. Isto serve apenas para indicar aos robôs dos sites de busca que eles não devem seguir este link e, consequentemente, não indexar o site apontado através deste link.  Simples assim e só isso.

A quantidade de links que aponta para uma página web e que são apontados por esta página web ainda são importantes no cálculo da posição desta página nos resultados de busca.  A cada página possuí um valor próprio e quando uma página indica a outra, parte do valor da página indicadora é assimilado pela página indicada.

A ideia de colocar o atributo nofollow no link que, originalmente servia apenas para desencorajar os spammers, transformou-se, ao longo do tempo, em uma indicação importante para os robôs dos sites de busca. Não é difícil, basta incluir um rel=”nofollow”  dentro da tag link.

<a href=”http://www.depijama.com/” rel=”nofollow”>DePijama</a>

O Big G gostaria que os pobres autores e webmasters colocassem o nofollow em todos os links vendidos dos seus sites. A intenção é que cada autor, ou webmaster, use sua própria consciência para indicar que links devem ser seguidos pelos robôs. Uma forma de indicar a autoridade e qualidade de uma determinada página. Ou seja, se todos usarem o nofollow corretamente, os links que serão seguidos terão valor intrínseco melhorando a qualidade dos resultados apresentados para cada busca. E viva o Big G!

Como o uso do nofollow é explicito no Google Webmasters Guidelines e o uso inadequado de links pagos, e não marcados, pode implicar em uma penalização manual no ranking do seu site e, decesso contínuo nos resultados provocado pelo Penguin a maior parte dos editores, webmasters, autores e blogueiros em geral está marcando todos os links com o rel=”nofollow” preocupados que estão com o SEO dos seus sites depois do update Penguin. O que não pode ser bom.

Follow, nofollow o que isso causa no meu ranking?

  1. Muitos links com nofollow apontando para o seu site.

Explicitamente, no grupo webmasters central, o pessoal técnico do Google, declara que o número de links com rel=”nofollow” não afeta o pagerank de um site. Simplesmente porque os links com o nofollow são ignorados e não são computados. Faz todo sentido: Se o robô não segue o link, contar para quê.

  1. Muitos links com nofollow nas suas páginas apontando para fora.

Aqui, restam algumas dúvidas. Segundo se diz neste mesmo grupo e na internet em geral, esta situação não causará problema nenhum.

Preocupa-me este número dois.

O Google, desde sempre, de uma forma ou de outra, deu muito valor a sua opinião. Se todo mundo resolver que todos os links tenham nofollow, como o algoritmo irá determinar o valor de cada página? Será que isso preocupa?

Hoje, o percentual de links com rel=”nofollow” é ridículo. Tenho 1000000 de páginas em um banco de dados para avaliações e testes, atualizado nos últimos 10 dias e, nestas páginas não encontro nem 200 links com nofollow. Não são blogs, nem páginas de conteúdo acadêmico mas, dá uma ideia da proporção, já que o Google não divulga estas coisas. De uma forma ou de outra, se a proporção crescer eles terão que adequar os algoritmos de rank para corrigir este problema.

A atitude mais sensata é não colocar o nofollow em todos os links. Simples assim.

Use o seu bom senso e critério. Por exemplo, um link que aponte para a página de um produto, da Wikipédia, de um blog com conteúdo valioso, deve ser valorizado, não use o nofollow e deixe que os robôs saibam que você confia neste conteúdo. Em algum momento esta atitude consciente vai ser valorizada pelos algoritmos de busca e rank.

Se você usa o WordPress, como o pessoal da VI Solutions, dispõe de vários plug-ins para esta função. Um em especial merece sua atenção NoFollow Link. Trata-se de um plug-in que inclui um botão extra no editor que permite, quando um link é clicado, que o atributo rel=”nofollow” seja incluído automaticamente no dito link. Você pode fazer o download do NoFollow Link ou usar a tela de adicionar novo plug-in do seu blog.

Talvez, mais importante que o nofollow seja os problemas causados pelo conteúdo repetido mas, este fica para uma outra oportunidade.