Oops! Você deveria ler esse livro

OOPS! 13 Management Practices That Waste Time & Money (and what to do instead) é um livro indispensável para o gerente moderno.

oopsNeste livro Aubrey C. Daniels descreve e destrói 13 práticas de gerenciamento muito difundidas entre as empresas americanas e, praticamente, dogmas entre as empresas brasileiras. Mostrando com articulação impar como, na realidade, são pura perda de tempo e dinheiro.

A praticas analisadas vão desde “programas de empregado do mês” até “downsizing”. Em cada um dos 13 capítulos uma das praticas é dissecada em detalhes, com exemplos reais seguidos de uma análise cruel das besteiras que são realizadas durante o processo.

Se fosse só por isso já seria suficiente para justificar a leitura mas, o que me chamou a atenção foram as soluções propostas para cada uma das práticas apresentadas. Puro e simples senso comum misturado com raciocínio e bom senso.

O mais interessante é ver como os problemas podem ser resolvidos apenas com o uso do bom senso e ainda assim, conheço uma dúzia de grandes empresas presas a essas práticas como um mantra administrativo que tem que ser entoado ininterruptamente.

Recentemente enfrentei um departamento de TI completo e furioso apenas por que em uma reunião eu soltei a máxima:

Como são usados hoje, os antivírus não servem para nada!

Pronto. O mundo caiu! Depois de explicar detalhadamente meu ponto de vista e de ser sabatinado por mais de uma hora, terminei recomendando a todos a leitura deste livro.

Não. O livro não tem nenhum capítulo sobre o uso de antivírus. Muito pelo contrário. Mas, depois de ler com cuidado este livro, talvez você volte a usar seu bom senso nas decisões administrativas do dia a dia.

É claro que você poderia ler o livro ao som de Oops!… I Did It Again da Britney, a associação é inevitável mas, convenhamos, ouvir Britney não é exatamente uma boa demonstração de bom senso. 🙂