As mulheres que programavam o ENIAC

O Eniac, uma estrutura gigantesca com quase 18000 válvulas e pesando 27 toneladas o Electronic Numerical Integrator And Computer é considerado o primeiro computador eletrônico da história. A primeira máquina capaz de ser programada para execução de cálculos diferentes para objetivos diferentes.

Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Snyder Holberton, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence and Ruth Lichterman Teitelbaum formavam o time das primeiras programadoras. Primeiro conhecidas como as computadoras (as moças que computavam).
Computadoras foi o temo pejorativo escolhido pelo exército americano para o grupo de 80 mulheres que trabalhavam na Universidade da Pensilvânia calculando trajetórias balísticas. Uma forma de separar as mulheres dos verdadeiros matemáticos.

Quando o exército concordou em financiar um projeto experimental para a construção do Eniac, seis dessas mulheres foram selecionadas para serem as primeiras programadoras.

Naquela época não existiam linguagens de alto nível, compiladores, ambientes de desenvolvimento ou nenhuma dessas ferramentas que temos hoje. Assim quando falamos em programar nos referimos ao mais baixo nível possível.

Todas as seis programadoras atuaram diretamente com o Eniac desenvolvendo programas balísticos durante a guerra, treinando novos programadores e criando rotinas para melhorar a eficiência do trabalho de programar a máquina .

Em 1947 o Eniac recebeu um upgrade de memória se tornando a primeira máquina capaz de armazenar um programa para execução posterior.

Para colocar um pouquinho de sexo e intriga nessa história Kay casou-se com o Dr. John Mauchly que, juntamente com J. Presper Eckert havia inventado o Eniac.

Algumas faleceram antes de ter seu trabalho reconhecido publicamente. Porém é possível assistir Kay e Jean Bartik aqui. Se você sabe inglês deve assistir, pelo menos as duas senhoras contando suas histórias.

Série em Homenagem as mulheres:
Primeira parte: Ada Lovelace. Tudo começou com ela
Segunda parte: As mulheres que programavam o Eniac
Terceira parte: A mulher mais poderosa do mundo da tecnologia
Quarta parte: Sulamita Garcia: Uma mulher brasileira na Intel
Quinta parte: Tatiana: Vendo em 3d o que todo mundo vê em 2d

[youtube http://youtu.be/JEpsKnWZrJ8]