Fazendo seu site ainda mais rápido

Não importa quão rápido e otimizado seu site seja ele ainda é lento. Ponto! Falei.

Absorva esse conceito, interiorize isso e sua vida será uma busca eterna por melhorias na eficiência do seu site. Atitude louvável para quem se pretende desenvolvedor web.

Dito isso. Vamos ao que interessa: Uma das coisas mais irritantes no carregamento de uma página web é o tempo gasto pelo servidor para resolver http requests.

Já pensou nisso? Cada imagen, arquivo javascript, arquivo css.. etc. Que a amável leitora coloca nas lindas páginas que faz representam uma resolução http. Ou seja, todo esforço de gerência de memória, alocação de ponteiros e análise e resposta que seu apache tem que fazer. Um Kbyte de memória para cá um kbyte de memória para lá e pumba! Lá se vai seu page load time para o espaço. Eu sei, eu sei, o apache otimiza essas coisas e isso só é realmente importante para sites com algumas centenas de milhares de páginas por segundo.

Existem várias técnicas para melhorar isso. Agregar e comprimir todos os arquivos de estilo em um único arquivo, fazer o mesmo com os javascripts e usar um css sprite para suas imagens.

Como? Nunca ouviu falar de css sprite? Não se sinta excluída, somos um clube bem grande.

De fato, li sobre isso há algum tempo mas como o trabalho para implementar seria muito maior que o ganho em velocidade deixei de lado entre um resquício de memória e outro.

Eis que hoje. Sem nenhum aviso prévio é lancançado um site com uma ferramenta gratuita para a criação online de css sprites.

Mas que diabos é isso? Pergunta a jovem e impaciente, leitora.

Trata-se de uma técnica para agrupar todas as imagens do seu site em uma única imagem e, usando coordenadas X.Y tirar vantagem da propriedade css background-position para definir o que pode ou não pode ser visto para cada elemento do seu site. Viu é simples: Você pega todas as imagens do seu site, abre o gimp, junta todas as imagens uma do lado da outra e salva em uma nova imagem. Depois vai de elemento em elemento do seu site e ajusta o background-position para mostrar só a parte que interessa da imagem àquele elemento. Fácil, fácil!

Aí.. quando já estava por desisitir eis que surge Website Performance. Com uma ferramenta onlie… bem você já entendeu a idéia.

Manda ver! Teste a ferramenta! Eu pretendo fazer isso assim que terminar o Thyamad Conference System, corrigir os erros do template desse blog, colocar no ar o projeto do Valmir, revisar o blog da esposa … etc.. etc.. etc… mas um dia eu testo.