Trabalhando com o MySql de uma forma mais simples

Desenvolvo em php (eu sei, outro pecado.) e por isso, trabalho com o mysql muitas horas por dia. Conheço pouco de bancos de dados, alguma teoría dos tempos de universidade, uma leitura aqui e outra ali. Mesmo assim, tenho que trabalhar com eles todos os dias o dia todo.

Graças a essa deficiência, estou sempre a busca de novas alternativas para tornar meu trabalho mais fácil.

Uso o phpmyadmin com frequência, mas para desenvolvimento. Aquele carregamento infinito de páginas é um saco. Tentei o Mysql Administrador. Só para ver a estrutura de uma tabela são dois cliques, além do alt-tab, para ver os dados mais dois e para rodar um script sql. Outro aplicativo.

Ai, em uma dessas andanças (ou direi naveganças) encontrei o Emma. Um pacotão, apesar do tamanho reduzido. Desenvolvido em python para o gnome. Simples e maravilhoso. Seu uso reduziu minhas consultas a estrutura do banco de dados a um alt-tab e um clique. Tudo o que eu queria. Na maior parte do tempo só o alt-tab. E suspeito que em alguns dias não vou mais precisar do mouse. Deve ter um atalhozinho de tecaldo em algum lugar.:)

Para instalar no Ubuntu, e suspeito que no Debian também. Basta um apt-get install emma. Desde que você tenha os repositórios certos liberados (universe/multiverse).