IBM fotografa o interior de uma molécula

Standard
Os limites internos e externos dos átomos em uma única molécula

Molécula vista com altíssima resolução

A fotografia acima, com toda certeza é uma das mais importantes já tiradas. Trata-se da foto de uma única molécula de Hexabenzocoronene, seis moléculas de benzeno em um arranjo especial (C42H18), pode-se ver a ligação entre os átomos, o espaço livre entre eles e a diferença entre as ligações internas e a camada externa.

Na imagem a seguir, peguei a foto original da IBM e fiz a sobreposição da molécula do Hexabenzocoronene, como imaginamos que os átomos deveriam estar organizados considerando o que sabemos sobre as forças que atuam no nível atômico. A coincidência é assustadora.

Sobrepondo os átomos teóricos sobre a foto da IBM

Sobrepondo os átomos teóricos sobre a foto

Para retirar esta foto, o time de pesquisadores da IBM, pegou uma agulha, passou pela molécula e foi registrando em meio eletrônico os vales e aclives da molécula. Simples assim.

Agora imagine a espessura desta agulha. Imagine a necessidade de isolamento para que uma respiração, ou pensamento mais intenso, não provocasse uma vibração. Simplesmente incrível.

A pesquisa é necessária para entender as complexidades da distribuição atômica e tem grande importância para os semicondutores do futuro.

Fonte: BBC