HP ajuda a manter sua empresa sem problemas de licenças

Standard

Pronto! Você decidiu que sua empresa não vai mais ter software pirata. Bom para você e bom para o Brasil. Decidiu que vai usar software livre e de código aberto por que é mais seguro e você pode interagir com os desenvolvedores e no fim ter um sistema sobre medida para sua empresa. Até ai tudo bem. Agora como é que você faz para entender esse mar de licenças de software livre e de código aberto?

Aparentemente o problema é só dos desenvolvedores de software mas, em última análise, estando na sua empresa, o problema é seu também. E não é um problema pequeno. Um sistema de groupware, como o eGroupWare pode ter até 5 licenças diferentes e. eventualmente uma delas pode inviabilizar um determinado uso do programa. Ou inviabilizar o uso desse programa em um determinado ambiente.

Pensando nisso a HP desenvolveu e liberou em GPL2 o projeto Fossology. Um sistema para coleta e análise de código de projetos de software livre e código aberto que visa permitir a análise das licenças utilizadas.

Os motivadores desse desenvolvimento estão na legislação americana. Principalmente a SOX que criou várias preocupações novas para o pessoal de TI.

O sistema funciona a base de um conjunto de agentes de pesquisa que escarafuncham o repositório de código, uma base de dados e uma interface web baseada em apache / php.