Google App Engine: O Google quer que você fique milhonário

Standard

Google lança infraestrutura gratuita para a criação de aplicativos web usando a infraestrutura do próprio Google de graça. Ambiente ideal para começar um novo negócio sem limitações de banda e recursos e sem ter que meter a mão no bolso. Mas não agora.

O Google App Engine é um, para simplificar, serviço de host onde você vai poder rodar seus aplicativos sobre a infraestrutura do próprio Google. Curiosamente, em nenhum lugar da documentação eu vi a palavra host.

A idéia é dar ao desenvolvedor acesso as tecnologias do Google, sem custos, até um determinado tamanho de aplicação. 500 Mbytes de persistência e 5 milhões de pageviews por mês. Para, por enquanto, rodar seus aplicativos Python. Já existem boatos dizendo que outras linguagens serão liberadas em breve. E que existem grandes chances que esses níveis de serviço continuem gratuitos mesmo depois do fim do período de teste em modo beta.

Não entendeu ainda? Colocando em miúdos o Google lançou um serviço de host para seu site, de graça, que dá acesso a toda tecnologia de busca, armazenamento, banco de dados, computação em paralelo etc.. etc.. deles. TUDO QUE VOCÊ PRECISA AGORA É UMA BOA IDÉIA.

Eu sei… eu sei… esse serviço está na categoria “cloud”. Concorre com o serviço da Amazon etc.. etc… etc… Mas é host mesmo. Chic. Mas host.

Bem, não está exatamente disponível. Pelo menos não agora.

O Serviço foi lançado para apenas 10000 desenvolvedores em versão beta. Mas você pode se inscrever e ficar esperando sua chance ou baixar o SDK e a documentação e começar a trabalhar já. Ou você acha que vai encontrar moleza maior em algum outro lugar?

Uma última palavra: Se você tem um serviço de host de páginas web, essa é uma boa hora para vender.