Fractais: Em Busca da Dimensão Escondida

Standard

Em 1975 um brilhante matemático polonês, Benoit Mandelbrot cunhou a espressão Fractais para descrever a geometria de objetos que podem ser divididos em partes menores, sendo cada uma delas a imagem do todo até o infinito. Essa geometria do impossível já estava fascinando os matemáticos desde o século XVIII mas foi Mandelbrot no século XX quem deu forma, nome e rigor cientifico ao estudo destas formas.

Clusters
Creative Commons License photo credit: pqseagull

Usados desde o estudo gráfico do comportamento do mercado financeiro até a criação de cenários para filmes e jogos. Os fractais afetam nossa vida cotidiana despercebidamente fazendo nossa tecnologia um pouco mais natural. Um bom exemplo disso são as antenas fractais usadas em muitos aparelhos celulares.

O Canal Nova do sistema de TVs educativas dos EUA produziu um programa de duas horas sobre os fractais.

Com uma qualidade produção excelente e informações apresentadas de forma palatável o programa é uma excelente introdução a o mundo da geometria do caos, do imperfeito do natural. Dividido em cinco capítulos o programa está disponível no youtube. Infelizmente só em inglês.

Episódios no YouTube:

Para Saber Mais: Benoit Mandelbrot, Fractais, Antenas Fractais, Pbs-Nova

Para ver do que estamos falando, você pode tentar um zoom infinito em um dos conjuntos de Mandelbrot aqui. Clique em “click me to go all zoomy..” para dispara o aplicativo em flash e divirta-se. Se for curioso, o código está aqui.