Firefox e IE empatadados, Safari humilhado

Standard

Laboratório independente (?) de certificação de softwares quanto a segurança divulga relatório de avaliação da segurança dos principais browsers (navegadores) com relação a Phishing.

Essa história de independente sempre me causa problemas nervosos. Nunca vi isso na vida.

O NssLabs divulgou uma análise dos processos de segurança imbutidos nos principais navegadores web com a inteção de evitar o phising. Nessa avaliação, o Firefox e o Internet explorer estão praticamente empatados, com uma pequena vantagem (3%) para o último. O Opera tem um desempenho horrível e o safari é digno de nota pela incompetência.

phisingO Phishing

O phishing é uma das maiores ameaças na internet hoje. O cracker (malfeitor) cria um site exatamente igual ao original, em um endereço parecido e tenta induzir as pessoas a utilizarem o site falso. O objetivo é tomar posse de senhas de bancos e outras informações que possam ser convertidas em dinheiro. Roubo, puro e simples, com um lindo nome em inglês.

A Metodologia

Para fazer o relatório o laboratório levantou 3219 url’s de sites de phishing e aplicou estas url’s de forma automatizada a cada um dos navegadores em teste observando e anotando as reações. O objetivo foi quantizar o número de vezes que um navegador específico detecta o phishing e avisa ou impede a visita ao site.

O resultado

O relatório completo pode ser visto aqui. Apesar da metodologia e resultados estarem muito bem explicados no relatório final o gráfico acima resume tudo o que você realmente precisa saber. 🙂

2 thoughts on “Firefox e IE empatadados, Safari humilhado

  1. Frankli

    É…. Normal o safari ser assim tão ruim. Ele é originalmente desenvolvido para MAC, que não é afetado pela GRANDE maioria dos virus, spywares e etc… Infelizmente a versão para o windows também não levantou preocupações para eles, daí tal falha….

Comments are closed.