Eu quero ver um céu como esse

Standard

Olhe para o céu à noite e verá uma meia duzia de estrelas pálidas, sem cores definidas e cercadas por nada. Culpa da poluição atmosférica e luminosa que assola nosso planeta. Quando os gregos deram o nome da nossa galáxia era possível ver uma listra branca e leitosa cortando todo o céu como se fosse uma estrada de leite. Hoje isso é quase impossível.

Essa foto, de Wally Pacholka, recupera algo daquele tempo. Eu quero ver um céu assim. A última vez que vi algo parecido foi na serra que separa o Paraná de São Paulo quando o carro quebrou. Mesmo assim era uma imagem pálida. Esse ano, telescópio em punho irei para a cidade brasileira com o céu mais limpo e mais escuro. Se não para ter uma idéia do que virão os gregos, pelo menos uma lembrança do céu antes da revolução industrial e das luzes.

Imagino que seja em algum lugar distante do Mato Grosso. Como é o céu na sua cidade? Dá para ver a Via Láctea?

Imagino que a foto, que foi tirada no Hawaii, tenha sido resultado de uma grande exposição. Não tenho detalhes sobre a câmera ou o tempo de exposição ou o lugar exato da foto, mas se você estiver interessado pode comprá-la aqui.

.