Está online a Biblioteca Digital Mundial

Standard

Um projeto das Nações Unidas que visa guardar e dar acesso a todo conhecimento da humanidade em meio digital acaba de entrar no ar. Chamado de Biblioteca Digital Mundial ou World Digital Library é um projeto ambicioso e, provavelmente a ação mais importante tomada pela Unesco/ONU nos últimos anos.

Knowledge makes him young
photo credit: hapal

Pode ser encontrada em www.wdl.org e entra no ar com aproximadamente 1200 documentos em 7 idiomas. O objetivo, pouco ambicioso, é digitalizar, traduzir e integrar todo o conhecimento da humanidade, incluindo mapas, áudio, vídeo, filmes e livros em um único sistema de acesso e preservação.

Já é possível, por exemplo, consultar  o Ventos das Quatro Direções. Um oráculo chinês de 1200 antes de cristo.  Com descrição e informações em bom português.

Evidentemente a iniciativa deve servir como agregador de informação e talvez um grande  sistema de tradução e homogenização já que existem iniciativas, como a Europeana (15000 documentos) que há anos estão fazendo o mesmo em regiões específicas do globo.

A mim agradaria ver uma iniciativa de replicação e redundância destas informações e, principalmente, uma iniciativa de indexação.

O mais importante, hoje, além da conservação é a possibilidade de pesquisa rápida e direta.  De qualquer forma, este pobre autor se sente feliz com a iniciativa.

Notícia Original

One thought on “Está online a Biblioteca Digital Mundial

Comments are closed.