Então, a vida veio do espaço

Standard

Um novo paper, publicado em um site de cosmologia trás à discussão a origem da vida. Apontando para uma origem distante, muito distante, nos confins do espaço.

Desde a década de 1970 que alguns dos mais renomados astrobiologistas do nosso planeta estudam e defendem, por vezes ardorosamente, a hipótese da vida ter sido semeada em nosso planeta. Não propositalmente, mas graças a perpetuação de moléculas de dna e vírus pelo espaço.

Liderados por Sir Fred Hoyle e pelo Dr. Chandra Wickramasinghe da Universidade de Wales em Cardiff estes astrobiologistas descobriram partículas químicas compostas e orgânicas espalhadas em nuvens a milhares de anos luz de distância.  Some-se a isso o fato que até agora ainda não conseguimos gerar vida a partir de componentes não vivos e, pimba, temos os ingredientes para fomentar a imaginação.

across-the-universe

O Dr. Chandra, em 2000 publicou um paper indo além. A gripe (influenza) também teria vindo do espaço. Sua teoria baseia-se na conincidência entre períodos de grande atividade solar e os surtos de gripe históricos. Ressalte-se, a favor desta teoria, que a gripe espanhola surgiu simultâneamente na em dois pontos remotos do globo (Boston e Bombain) praticamente ao mesmo tempo, exatamente no mesmo dia. Em uma época em que não existiam viagens aéreas tornando a contaminação homem a homem impossível e levando a contaminação devido a vatores animais para a casa das probabilidades imponderáveis.

O Novo Paper do Dr. Rhawn Joseph retoma o assunto. Com uma análise e conclusões baseadas na evidências arqueológicas de vida na Terra e em rochas Marcianas, o bom doutor acredita que essas moléculas de vida só poderiam ter vindo de uma nuvem estelar.

Essa teoria, a panspermia, reduz a vida a uma espécie de infecção galática que sobrevive de estrela a estrela, se adapta e evolui sempre que encontra um ambiente propício. A própria evolução das estrelas, como entendemos hoje, seria responsável pela disseminação da infecção.

O cara depijama acha a teoria do Dr. Chandra, no mínimo intrigante e não pode dizer com certeza que a influenza (a gripe espanhola) teve origem no espaço mas, pode dizer com certeza que a gripe suína teve origem mundana. Pura ganância.

Quanto ao paper do Dr. Rhawn, o cara depijama acredita que o bom Dr. está no limite da ciência. Parte do princípio que, se não sabemos como fazer, será imposível de ser feito. Esquece o bom Dr. um fator importante na evolução científica: O tempo.

One thought on “Então, a vida veio do espaço

  1. Aplicando um método diferente de investigação também cheghamos à conclusão que os primeiros sistemas biológicos são gerados pela estrutura astronômica. Mas de maneira muito diferente que os autores acima estão pensando. Eles não surgem nos astros mas sim como evolução dos astros. Portanto não faria sentido diuzer que a vida veio do espaço, pois ela é evolução de uma forma vital primitiva a que pertencem os planetas. Melhor explicação podem ser vistas nos modêlos do meyu website. Abraços…

Comments are closed.