Dúvidas sobre o WordPress? Pergunte a mim.

Standard

Estou escrevendo um livro sobre o WordPress e você pode ajudar. Simplesmente tire suas dúvidas comigo

Representin'
photo credit: ryancboren

Gostaria de resolver um problema em um plugin? Procura um plugin específico? A instalação não está funcionando? Quer mudar alguma coisa?

Não sei tudo mas, vou pesquisar e responderei.  Não responderei imediatamente mas, responderei.

O plano é tirar duas horas por dia para responder suas perguntas. Então, se não tiver pressa pergunte.

As perguntas respondidas poderão fazer parte do livro e o conhecimento que eu adquirir respondendo suas perguntas fará parte com certeza.

Não vou pagar por suas perguntas, não irei dar crédito a quem fez as perguntas e não doarei livros para as pessoas que fizerem perguntas. Sequer garanto que elas vão aparecer no livro.

O que garanto é que farei todo o possível para responder todas as perguntas que chegarem a este  artigo no formato de comentários. Se postar um comentário, contendo uma pergunta, é por que você concorda com essas condições.

Os únicos assuntos que não responderei serão os assuntos relacionados ao uso do WordPress em plataformas Windows. Nenhum preconceito. O  motivo é que não disponho de micros com essa plataforma e não poderei testas as soluções.

Então, se o bicho está pegando, pergunte. Começo a responder a partir do dia 03 de maio de 2009 e paro de responder no dia 06 de julho de 2009.

42 thoughts on “Dúvidas sobre o WordPress? Pergunte a mim.

  1. Se não é nenhum tipo de pegadinha,t enho várias perguntas:
    Como colocar publicidade no wordpress?
    Como trocar o template por outro customizado?
    Não consigo colocar ferramentas no wordpress. Onde encontro tutoriais?
    Po enquanto é só.
    Abs

    • Opa Sumy, não é pegadinha não. Eu realmente vou responder todas as dúvidas.
      Como colocar publicidade no WordPress?

      Você precisa, primeiro se afiliar a uma empresa forneça os códigos de publiciade. Minha experiência como o google adsense não foi boa mas, muita gente usa o google adsense como padrão. Temos também o submarino, o buscapé etc.. etc..

      Uma vez afiliado, você terá acesso a uma página web com os códigos necessários para incluir a publicidade no seu site. Geralmente na forma de um pedaço de código html, php ou javascript, que integra a publicidade no seu blog.

      Para inserir esse código, você terá que editar o código do template do seu blog.

      Nada disso do que eu falei vale se você estiver hospedando seu site no wordpress.com. A única forma de colocar publicidade em seu blog lá é se você assinar o serviço VIP deles.

      Para trocar o template por outro customizado?
      Simplesmente crie uma pasta com o template customizado dentro de /wp-content/themes não esqueça de incluir um comentário na primeira linha do arquivo de css do seu template contendo:

      /*
      Theme Name: Nome do seu tema
      Theme URI: http://url do seu blog ou do site onde podemos baixar seu tema
      Description: Descrição do seu tema
      Version: versão
      Author: Nome do autor do tema
      Author URI: http://onde podemos encontrar o autor do tema
      Tags: blue, custom header, fixed width, two columns, widgets
      */

      Essa funcionalidade também é limitada no serviço prestado pela wordpress.com. Neste serviço eles dispõem de vários temas pré testados que você pode escolher e, se for assinante vip, você poderá editar o css destes temas fazendo com que ele fique a sua cara mas, isso é tudo.

      No Brasil existem várias empresas de host que facilitam a instalação e uso do WordPress a Hostnet (não ganho nada deles) é uma delas e nós do Depijama estamos começando um serviço como esse. Então se você realmente quer flexibilidade, tome a responsabilidade em suas mãos e contrate um serviço específico para isso.

      Se eu puder ajudar mais, me avise.

  2. Frank,

    Só uma fala a resposta anterior.
    Quando a hospedagem está na sua mão (como no caso da hostnet, ou da sua) você consegue colocar os anuncios sem ser vip.

    Você poderia postar quais são os arquivos padrões do wordpress que são comuns a todos os templates. Eu faço a coisa aqui meio na marra. procurando por treços dos arquivos.

    Uma dica para simular um provedor no próprio micro e integrar a hospedagem também é bem vinda.

    Segui alguns por aí mas tive dificuldade de pegar os dados (mysql) do meu hospedeiro para ficar tudo igualzinho. Algo como instalar um servidor local e importar o que está no hospedeiro.

    Abraços,

    Boa sorte no livro.

    Paulo
    Cardquali – diHITT

    • Obrigado…
      Os arquivos básicos para um template são os seguintes.

      1.header.php

      Arquivo onde estão as meta tags e, geralmente a parte superior da área útil da sua página. Tudo que fica na tag head, as definições do tipo de documento e a parte superior da tag body. Na maioria dos temas estão neste arquivo as divs contendo as informações de logo, nome do blog e navegação.

      2.footer.php

      Como o nome diz contém os dados que são comuns a todas as páginas mas que ficam no rodapé de todas as páginas do seu blog. Também é aqui que é fechada a tag body que foi aberta la no header.php

      3.sidebar.php

      Este arquivo contém as informações (divs, anúncios, etc..) que ficam em um dos lados do seu blog em uma coluna vertical. Esse arquivo contém uma grande div que divide o espaço da página com a div de conteúdo do blog.

      4.index.php

      Este é o arquivo principal do seu blog. Aqui sera executado o loop principal de busca de artigos, ou outras infos, e todo o processo de exibição destes dados. Contém, em geral, uma grande div (main, main-content, etc) que divide o espaçõ horizontal total da página com as divs do sidebar.php

      5.functions.php

      Este é o arquivo mágico. No functions.php você pode criar funções em php que poderão ser chamadas em qualquer um dos outros arquivos. Este arquivo é o lugar ideal para colocar as funções que você vai poder usar em todos os temas. Eu já dei um exemplo, aqui (<a href=”http://www.depijama.com/desen/wordpress-hack-usan…” target=”_blank”>http://www.depijama.com/desen/wordpress-hack-usan… para usar o referrer e para colocar anúncios dentro do texto do blog (<a href=”http://www.depijama.com/desen/como-colocar-anunci…” target=”_blank”>http://www.depijama.com/desen/como-colocar-anunci

      6.stylesheet.css

      Este é o arquivo de regras de posicionamento e forma de compoentes da sua página. Todas as regras de css estão neste arquivo se a s regras forem boas e consistentes você poderá mudar todo o visual do seu tema apenas editando as regras neste arquivo. Recentemente eu resolvi testar o retorno comercial do Depijama com o sidebar do lado direito e tudo que precisei foi trocar uma propriedade no css. Um float de right para left. 
      Existem vários templates básicos cheios de funções e funcionalidades disponíveis na internet este que eu uso, link no footer é o structure. Outro muito bom é o Wp-Framework (<a href=”http://wpframework.com/)” target=”_blank”>http://wpframework.com/)

      Sua outra pergunta é um pouco mais complexa. Se você usa o Windows eu sugiro tentar o Xampp (<a href=”HTTP://xampp.org)” target=”_blank”>http://xampp.org) praticamente é baixar e instalar e você terá o apache, o php e o mysql configurados e rodando. Ai para instalar o wordpress é fácil.

      Já se você usa Linux teremos que ver a melhor forma distro por distro. Eu gostaria de indicar o Ubuntu, o OpenSuse e o Fedora, pode escolher são três distros muito boas, com foco no usuário final e que podem facilitar seu aprendizado. Um dos capítulos que cancelei do livro trata da instalação no opensuse. Eu não revisei esse capitulo e vou publicá-lo ainda essa semana aqui no blog. Deve, pelo menos, servir de referência.

      Para importar os dados, o cuidado que você deve tomar está na tabela wp-options. Uma vez que você tenha feito a exportação dos dados usando o phpmyadmin e importado no seu servidor local. A primeiríssima coisa que você tem que fazer é editar o conteúdo da tabela existem dois valores que você deve trocar: siteurl e home.

      Assim que você restaura o backup do seu host na sua máquina local estes dois valores estarão apontando para o seu host e deverão apontar para a sua máquina local. Alguma coisa como http://localhost ou http://localhost/wordpress

      Se eu puder ajudar mais…. abuse.

    • Dear Frank,

      Thank you for your e-mail inviting Mark to Latinoware 2009.

      Unfortunately he will not be able to attend your event in October but I hope that the event is a huge success regardless.

  3. Bem primeiro você pode usar um dos serviços que geram essas url's especiais e gerar a sua na mão. Basta colar sua url na caixa que e pressionar o botão Make TinyUrl! em ( http://tinyurl.com/ )

    Ou você poderia instalar o plugin Twitter Friendly Links ( http://wordpress.org/extend/plugins/twitter-frien… ) que vai gerar uma url destas usando seu próprio domínio ou…

    Você poderia usar o seguinte truque que vi outro dia, que inclui uma linha no seu template contendo

    <span> linquinho: <?php get_bloginfo('url'); ?>/?<?php the_ID(); ?></span>

    Ajudou? Não? Abuse.

  4. Roberto

    Cara.. queria saber… sobre hospedagens… e wordpress.
    como hospedar um blog…. se pudesse até me indicar alguns serviços para hospedagens.. seria ótimo..
    obrigadoo
    Abraçooooo

    • Oi Roberto.

      Antes de tudo, obrigado por sua consulta.

      Eu indico o…. Depijama nosso serviço. Brincadeirinha. Não sério. O DePijama.

      O serviço de hospedagem depende de suas pretensões com o blog. O wordpress.com tem um serviço de hospedagem grátis, com algumas limitações que permite que você crie um blog gratuitio em poucos minutos.

      Se você pretende usar seu blog comercialmente algum dia eu sugiro um serviço como o DePijama, que é especializado em wordpress. Só fazemos isso. Ou da Hostnet (não ganho nada com isso) que tem uma equipe profissional e séria. Eu mesmo não uso os serviços deles por que tenho esse servidor dedicado há vários anos nos EUA mas, acompanho de perto a empresa e sei que são sérios, responsáveis e capazes.

      Então ficamos assim, o melhor é o DePijama (desculpe, não consigo evitar) para quem quer começar seguro e só com um blog o WordPress e se quiser meter as caras só e ver no que dá, no Brasil eu aconselho a HostNet.

      Posso ajudar mais?

      O nosso serviço é quase um host comum, destes que se vê para qualquer site com suporte ao wordpress. Então você terá todas as vantagens para começar, testar, aprender e, um dia, andar com suas próprias pernas.

  5. Vinicius

    Olá
    O meu serviço não de dúvidas mas gostaria que de alguém pra desenvolver um plugin para owp para mim.
    Quando cobraria por tal serviço?

    • Vinícius, nós desenvolvemos plugins. O custo depende das funcionalidades que você deseja. Mande, por favor, uma descrição do que você precisa pelo formulário da página contato.

      Obrigado

  6. Boa noite! Estou procurando alguém para desenvolver um plugin pra wordpress… Eu pagaria, obviamente… Estou customizando um template, mas ele tem uma especificidade que é: é multilingue (não só bilingue), e tem uma área de glossário. Existem plugins gratuitos pra ambas funcionalidades, mas não integrados, o que faria com que palavras em todas as linguas aparecessem em todo momento no glossario, já que ele é gerado automaticamente. Precisaria, portanto, de um plugin que permita um blog em diversas linguas, e que cada lingua tenha seu glossário próprio, e que as palavras ao longo do texto sejam automaticamente linkadas às palavras dos glossarios. Você acha que é possível desenvolver um plugins assim? E quanto custaria?
    Um abraço,

  7. Renata Silva

    Oi Frank,

    Eu gostaria de fazer um site com a seguinte caracteristica: eu queria que o meu site tivesse varias paginas, e nenhuma subordinasse a outra, e entao alternadamente (randomicamente) cada uma delas seria a home, e só haveria alguns itens fixos na home que dariam acesso às demais paginas…
    Isso é muito complexo? É possível fazer isso com o WordPress?

    Abraços,

  8. Dani

    Oi, eu tenho um site e uso o WordPress. Nós acabamos de mudar de dominio e servidor, eu reinstalei o WordPress. Mas quando tento trocar o theme, ou intalar um plugin, ou até fazer o upgrade eu não consigo, a pagina carrega e depois reaparece em branco "/ Sabe o que pode ser?

    • OI Dani, eu gostaria de ajudar mais. Infelizmente estou sem tempo, trabalho novo. Contudo, você pode começar reinstalando o wordpress, isso custuma acontecer quando nem todos os arquivos foram copiados para o servidor ou quando existem erros nas permissões do arquivo wp-config.php

  9. Olá, fiquei sabendo que vocês, fazem blogs, certo? eu tenho um blog, no blogspot, pois é o único aque aceita o adsense, diferente do free wordpress. Porém quero meu blog, com dominio, registro etc.. e ter esse VIP do wordpress que dê para mandar seu próprio template, gostaria de saber, quanto vocês cobram por isso tudo? qualquer coisa me adicionem no msn. Abraços.
    Ps: não consegui usar o formulário de vocês.
    msn/email – diogodrb@hotmail.com

  10. Ei Amigo meu teplante e esse aqui ((( Tigopedia Reloaded 2.0 ))) eu acho que vc conhece eu queria junta as sidebar as duas a esquerda como faço isso sem danificar meu teplante,. Obrigado desde ja.

  11. Pelo q entendi o wordpress.com ñ deixa alterar patavina de graça, e o .org permite algumas mudanças, tem como eu migrar para o .org? Sem perder todos os posts e comentários?!

    • Oi Ana, realmente não, dei uma busca na rede para ver se alguém sabia como fazer isso mas não descobri. Acho que a única forma é fazer um backup e restaurar em outro blog. Eu, na minha pouca experiência, acho que o ideal é hospedar o blog em um domínio próprio.

      • Nem conseguir ativar um CSS num dominio proprio eu consegui, imagina então fazer backup e restaurar, tô perdida. Mas muito obrigada.

  12. patrickheise

    Oi Frank. Eu não estou conseguindo tirar aquele "META" do meu blog. Dentro da opção "widgets" nnao há nada na "Barra Lateral 1" e memso assim o "META" continua aparecendo. Saberia como me ajudar. Já entrei em varios foruns e nenhum tem uma resposta satisfatoria.

    Aguardo,
    obrigado,
    Patrick

    • frankalcantara

      Oi Patrick
      Nos temas mais modernos este "meta" pode ser tirado na área de administração em configurações do tema. Em temas mais antigos, temos que editar o tema. Procure pelo arquivo sidebar.php, a maior parte dos temas tem um. Neste arquivo você precisará editar o php para tirar esta coisa… qual o tema que você usa?

      • patrickheise

        Theme: Black Letterhead by Ulysses Ronquillo.

        patrickheise.wordpress.com

        ainda não está pronto, estou incluindo as coisas ainda!

  13. patrickheise

    Tema: Black Letterhead by Ulysses Ronquillo.

    patrickheise.wordpress.com

    esta em construcao ainda, so para avisar

    • frankalcantara

      Dei uma olhada rápida no tema. Este tema usa os widgets amplamente, então deve existir um widget ou uma configuração de tema que remova esta opção. Se não conseguir, me avise que no próximo fim de semana eu instalo o tema e testo.

  14. patrickheise

    Oi Frank. Então, achei p wodget que remove o META. É um widget já pronto, fica nos widgets inativos. Se chama "Paginas". Eu so inclui ele na "Barra lateral 1" e o META sumiu, maravilha. Agora, se você entrar no meu blog – patrickheise.wordpress.com – ele ja abre com os seguintes dizeres: "NAO ENCONTRADO – Desculpe, mas voce esta procurando por alg que nao esta aqui". Como se a pessoa que entrou no blog tivesse feito alguma pesquisa sem resultado. Da uma desistimulada entrar no blog e ja ter isso de cara. Eu mesmo fiz alguma coisa sem querer para isso acpntecer, acho que exlui alguma coisa. Vou dar ma fussada e se conseguir mudar te aviso! Valeu pelas dicas!!

  15. Natali

    Olá, tenho uma dúvida, estou perguntando por aqui pq nao consegui fazer o cadastro pelo seu site.
    tenho um blog no wp, e quero colocar um dominio para poder usar o analytics. Na hora do cadastro, no campo telefone não consigo passar a frente pois não aceita nenhum formato de telefone, gostaria de saber qual esse formato
    desde já agradeço!
    Natali

    • frankalcantara

      Natali, não sei se entendi bem… então, me perdoe se disser besteira mas, o formato normalmente utilizado inclui o 55 (código do Brasil) o codigo da sua cidade 21 para o Rio de Janeiro e o número do telefone. Só os números. Ajudou?? Obrigado por ler o DePijama

  16. Cimberley Cáspio

    Olá,por gentileza,me ajude a arrumar o endereço eletrônico do meu blog wordpress.O blog está na situação gratuita e eu pus o endereço http://www.esquinadanoticia.wordpress.com ,porém está uma confusão tremenda no endereço, que não consigo acertar. Se puder me ajudar no passo a passo,ficarei muito agradecido,pois sou iniciante na área de blog.

    Atenciosamente,Cimberley Cáspio

    meu e-mail:cimberleycaspio@yahoo.com

  17. frankalcantara

    Oi Cimberley, desculpe a demora, só vi seu comentário agora. Se eu ainda puder ajudar me avise. abçs

  18. Amanda

    foi elabora uma base de dados para onde eu trabalho no wordpress. Entretanto nao fui eu quem fiz e estou com algumas dificuldades.
    Tive que acrescentar mais itens no menu, e acabou ficando sobreposto ao espaço de busca.
    Eu tenho que ou diminuir o tamanho do menu, ou tirar essa barra de busca. Não sei o que faço pq não entendo nada.
    Espero que possa me ajudar

    Atenciosamente

    • frankalcantara

      Não é fácil. Instale o firefox, e o plugin firebug, depois clique em inspencionar elemento. Vai abrir uma janela com o html e o css respectivos. Você pode editar o css diretamente nesta janela para corrigir o problema depois é só copiar estes valores para o arquivo style.css do seu tema. Deve resolver. Se é que eu entendi o problema.

  19. Jonas

    Frank eu gostaria de mudar a cor apenas das paginas de meu blog no wp, mas nao uso plugins por nao ter o wp ativado…Se vc puder me ajudar elaborando alguma forma de mim mudar a cor de fundo das paginas de meu blog agradeço…se possivel mande-me uma resposta no meu e-mail a_biblia@hotmail.com agradeço desde ja querido!!!

    • frankalcantara

      Oi Jonas, desculpe a demora, só vi sua pergunta agora. Infelizmente só fazendo o upgrade para a versão paga. Mas, fique de olho no Depijama, assine o RSS ou me siga no Twitter. Estes dias vou publicar como manter um blog wordpress gratuito, com controle total. abçs

  20. soninha

    Olá , Até dois dias atrás , conseguia publicar meus comentários em um blog que participo usando meu e-mail .(login word press). Só que agora não estou conseguindo mais. E isso só acontece quando uso o meu computador. Em um outro computador(com outro IP) consigo publicar. O que pode estar acontecendo? Obrigada.

Comments are closed.