Dicas

Page

Esta é uma lista de dicas para fazer sua vida melhor.
A Good Dog Can Bring Happiness to Your Life

Use o Dropbox

O Dropbox é, de longe, o mais conhecido serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Uma vez que você tenha assinado o Dropbox, mova sua pasta de documentos para dentro da pasta Dropbox e use a pasta documentos. Se fizer isso, nunca mais perderá um arquivo.

Se você tiver muitos documentos. Não mova a pasta inteira. Mova apenas o diretório que contém os arquivos importantes, como por exemplo: os arquivos da sua tese, dissertação ou TCC.

É claro que se você usa o Windows, a melhor opção é o Microsoft OneDrive e, se você assinar através deste link, nós dois ganharemos 0,5G extras. Nada mal! 🙂

Use o Qiqqa

Um dos melhores, se não o melhor gerenciador de documentos (artigos, livros, teses, dissertações) disponível na web. Você poderá, por exemplo, colocar todos os documentos que está usando para pesquisar em uma biblioteca, online, compartilhar com seus dispositivos móveis, fazer buscas, anotações, etc.. etc..  Simplesmente uma ferramenta indispensável para quem estuda.

Use o IFTTT

Este serviço permite interligar algumas dúzias de ser serviços diferentes na web. Se você tiver um pouco de cuidado, vai poder, por exemplo, atualizar seus horários, filtrar notícias interessantes e sincronizar todas as redes sociais de forma automática.

Use o Linkedin

Crie um perfil e conecte este perfil com os perfis dos seus conhecidos, coloque o link na assinatura do seu e-mail e divulgue. Você criará novas oportunidades de trabalho, e terá um ponto para concentrar todos os seus contatos. Pode, inclusive, criar grupos de trabalho particulares para desenvolver pesquisas específicas.

Use um e-mail online

Já vai longe o tempo que ter um aplicativo de e-mail no seu desktop era inteligente. Hoje, é exatamente o contrário. O Gmail, o Outlook e o Yahoo! tem excelentes serviços de e-mail com clientes online. Não perca a oportunidade de usar um destes serviços. Eu uso o Gmail.

Aprenda a usar o Google

Eu sei que você sabe. Todo mundo sabe. É, mais ou menos, como andar de bicicleta. Todo mundo sabe mas, só uns poucos sobem paredes com elas. Saia do básico. Existe um curso do próprio Google disponível mas, além disso, a web está cheia de dicas.

Use o Draw.io

Uma ferramenta fantástica para o desenho de diagramas online, já integrada com o Google Disk e com o Dropbox. Ou seja, você pode fazer seus diagramas, online, sem se preocupar com softwares complexos, salvá-los na núvem e compartilhá-los.

Use o GreenShot

Se você precisa capturar telas do seu computador enquanto trabalha. Este pequeno aplicativo em código livre e aberto é uma das melhores soluções. Resite na memória e pode ser adicionado com um simples clique (ou com um atalho de teclado) permite a captura para o disco, para o clipboard e, além disso, diretamente para um editor de imagens. Meio caminho andado!

Para conseguir componentes gratuitos

Então, você é um jovem estudante de engenharia elétrica, cheio de ideias, planos e ambições. Mas, sempre tem um mas, os componentes são caros. No link anterior, há muito tempo, fiz uma lista de empresas, do mundo inteiro, que enviam amostras de componentes, na maior parte das vezes gratuitas, diretamente para a sua casa. Se souber de outras, ou se alguma não enviar mais, por favor avise.

Para aprender cálculo online

Talvez a coisa mais difícil do curso de eCalculando derivadas onlinengenharia seja estudar só. Caladinho em uma cadeira, no canto, com uma veia aberta sangrando equações.

Uma ferramenta que ajuda é a calculadora programável. Entretanto, uma calculadora programável é cara. Uma boa alternativa são sites online gratuitos. Dois bons exemplos a seguir: Derivadas online  e Integrais online

O melhor de todos é, sem dúvida nenhuma, o Symbolab que tem calculadoras para praticamente toda a matemática com a opção de ver as soluções passo-a-passo, um verdadeiro professor de bolso.

Use o Gravit.ioSite para desenhar online

Se precisa fazer um gráfico, um diagrama, um desenho qualquer, pode instalar o Inkscape na sua
máquina ou usar o Gravit.io. Nos dois casos, opções excelentes. Contudo, o Gravit é mais bonito e fácil de usar e, está online, disponível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *