Dicas de Produtividade: O Desktop

Standard

Uma das coisas que define a produtividade de uma pessoa é o conhecimento da ferramenta que usa. Alguns alunos me pediram dicas de como usar o computador de modo mais eficiente. Resolvi então publicar um ou dois artigos de dicas. O primeiro diz respeito ao uso do Desktop do Windows 7. Por alguma razão desconhecida, todos eles usam o Windows 7. Ainda assim, estas dicas, com pequenas modificações podem ser usadas no Ubuntu e no Mac.

Use o menu Itens Recentes

Você pode até não acreditar mas existe uma coisa chamada Itens Recentes, onde o seu sistema operacional (Mac? Windows? Ubuntu?) lista os últimos documentos que você usou. Não importa que arquivo você usou, nem o programa usado para lê-lo, ele estará listado neste menu. Sendo a forma mais rápida e eficiente de encontrar um arquivo.

Dicas simples para melhorar sua eficiência no windows 7

Image: Danilo Rizzuti / FreeDigitalPhotos.net

Em um momento de suprema loucura a Microsoft decidiu esconder este item do menu iniciar padrão do Windows 7 e, só Deus sabe o que eles estão aprontando com o Windows 8. Se usa o 7. Precisa clicar com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar, clicar em propriedades em personalizar. Na janela que vai abrir, procure a opção Itens recentes e certifique-se que ela esteja selecionada e clique em ok, aplicar e ok. Pronto! Não esqueça que não basta ativar, é preciso usar.

Use o Menu Iniciar

No Windows 7 o menu iniciar tem uma função extra. Para cada programa que aparece na lista de programas mais utilizados existe uma lista de programas recentes. Observe uma pequena seta ao lado do seu programa favorito.  Basta parar o mouse sobre ela e uma lista dos arquivos recentes utilizados por um programa específico irá aparecer. Fácil? A verdadeira dica é que isto vale também para o Gerenciador de Arquivos (File Manager). Esta é a forma mais rápida de navegar até uma pasta específica.

Otimize o menu iniciar

Deixe na lista de programas mais utilizados apenas aqueles que você realmente usa. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre o nome do programa e clique em Remover desta lista. Assim, só de olhar, você encontrará, sempre à mão, seus programas.

Limpe o Desktop

Uma das coisas menos produtivas que fazemos, com frequência é encher o desktop de ícones e arquivos. Nossa memória de curto prazo é muito ruim e, confiar nela é a receita do fracasso. Então, agrupe os documentos e ícones do desktop por função ou projeto, em pastas específicas. Eu uso uma pasta para cada projeto e uma para coisas pessoais. Fico com no máximo 4 ícones no desktop.

Quando vou trabalhar em um projeto, abro a maximizo a pasta relativa e tadá… lá estão todos os arquivos relacionados ao projeto divididos em pastas. Deixando a pasta do projeto aberta o tempo todo é como se estivesse em um desktop só para este projeto.  Como acredito em neurociência, ainda troco o papel de parede de cada pasta. Assim digo ao cérebro. Ok, agora você está trabalhando no projeto XYZ.

Se você é daqueles que gosta de ver tudo o tempo todo agora. Use o Fences. Ele permite que você crie áreas específicas para icones no Desktop.

Se você está usando o Ubuntu, use um dos diversos desktops diferentes que você pode criar. Mas não use muitos e configure-os de forma que cada papel de parede seja diferente.

Armazene tudo

Uma vez que o projeto termine, armazene toda a pasta do projeto em uma pasta qualquer no menu Documentos. Eu chamo a minha de Terminados, você pode criar uma pasta com o nome que lhe seja mais simpático.

Use um sistema de backup

Eu uso o dropbox. Ele cria uma pasta e tudo que salvo nesta pasta fica automaticamente salvo na núvem e pode ser sincronizado com os outros computadores onde trabalho e com meu celular. Poupa trabalho e impede que o cachorro coma seu notebook na véspera da entrega do relatório de produção.

Por fim, use o programa certo

Acredite, existe um programa certo. O Excel é ótimo para planílhas mas péssimo para textos e gráficos. Atualmente trabalho em artigos científicos então uso o Qiqqa o tempo todo, inclusive como leitor de pdf. Se desejar um conjunto de aplicativos com uso mais abrangente, instale o Libre Office e terá o programa correto para gráficos, textos, planílhas etc..

2 thoughts on “Dicas de Produtividade: O Desktop

  1. Fabiana Loss

    Ótimo artigo, aprendi alguns programas que não conhecia, a tecnologia se bem aplicada trabalha ao nosso favor, o contrário tb é verdadeiro, obrigada!

Comments are closed.