Dica do Dia: Personalizando o Ubuntu – Primeira Parte

Standard

Bem agora que você já baixou e instalou o Ubuntu, vamos ver algumas dicas para personalizar o seu desktop.

O primeiro passo é instalar uma série de programas que não estão disponíveis na sua distro padrão. Para tornar essa tarefa mais agradável baixe e instale o Automatix

Para a maioria das pessoas basta clicar no link a seguir

http://www.getautomatix.com/apt/dists/feisty/main/binary-i386/automatix2_1.1-3.9-7.04feisty_i386.deb

Escolher abrir com instalador de pacotes GDebi clicar no Botão Instalar Pacote como mostrado a seguir

 

O instalador de pacotes Debian do Gnome irá solicitar a sua senha de usuário e, quando terminar apresentará uma tala com a mensagem Instalação Terminada. Clique em Fechar.

 

O Automatix estará instalado no seu Menu Aplicações, pasta Ferramentas do Sistema.

Clique em Automatix. E o você verá a tela mostrada a seguir:

 

Essa tela informa que se você selecionar a opção Aud-Dvd e/ou fizer o download dos codecs w32codecs, libdvdcss e outros codecs não gratuitos, sem pagar as devidas taxas as empresas distribuidoras destes codecs, estará violando a lei americana e provavelmente alguma lei brasileira sobre direitos autorais. E que o pessoal que criou o Automatix ou esse Blog não tem nada a ver com isso. Se concordar cique no botão Yes.
p>

Sabendo que a amável leitora não irá cometer nenhum crime e nem usar softwares ou codecs piratas na sua máquina. O póximo passo será aguardar enquanto o Automatix configura as variáveis do sistema para poder operar corretamente. Não se assuste se ver uma tela preta cheia de comandos exóticos. O Automatix está baixando as listas de pacotes dos seus repositórios. Demora um pouco.. coisa de dez ou quinze minutos, em uma conexão adsl de 256kbytes.

A proxima tela permite a seleção dos novos programas que você vai instalar. Simplesmente clique no lado esquerdo para selecionar a categoria e no lado direito para escolher os programas que deseja.

Uma vez feita a seleção clique em Start, teremos uma janela que permite o acompanhamento do processo de instalação, nem se preocupe com isso. Na maioria absoluta das vezes o processo corre sem problemas.