Derretimento da Antártica libera metano ancião

Standard

Um artigo da BBC dá conta da descoberta de centenas de fontes de metano na Antártica. Este metano esteve armazenado no gelo há milhares, talvez milhões de anos, e agora, graças ao aquecimento global está sendo liberado na atmosfera.

Na Antártica, gás metano borbulhando na atmosfera

Por Conanil

Agora, todo mundo junto ….PÂNICO!!!!

Existem centenas de milhões de toneladas de metano de metano congelado no fundo dos oceanos e abaixo das calotas polares. Se lá ficarem nenhum problema teremos. Este gás, 60 vezes mais prejudicial a vida que o carbono pode  ser uma grande fonte de energia ou problema.

Meu medo, já explicado aqui, é que este metano pode desequilibrar nosso sistema e colocar todo o planeta em uma retroalimentação viciosa. Mais metano aumenta a temperatura do planeta, que aquece os oceanos que liberam mais metano que aumenta a temperatura do planeta. Já deu para entender?

Inacreditavelmente ainda existem pessoas, e cientistas, que não conseguem ver o perigo que estamos correndo. Veja, por exemplo, a Rio +20 que corre o risco de ser um encontro de amigos para curtir um chopp, na praia, em um calor do inferno, enquanto o nível do mar sobe.

Ps. O título deste artigo foi sugestão do meu filho, 9 anos, que achou a matéria… 🙂 o inglês dele ainda não está lá estas coias. Mas resolvi deixar assim mesmo…:)