Delphi for Php: Primeiras impressões

Standard

No século passado, fui programador C++, depois gerente de desenvolvimento e em um lindo dia de sol, um vendedor me apresentou o Borland Delphi. Naqueles idos quando tínhamos que definir todos os detalhes de um elemento de tela no código, ver um botão com todas as propriedades disponíveis e com atualização automática, foi mais ou menos como se um motorista de fusca dirigisse uma Ferrari. Na mesma semana mudamos toda estrutura de desenvolvimento do C++ para o Delphi, o ganho em velocidade de desenvolvimento justificou o custo de aquisição e o custo de treinamento da equipe de 10 programadores.

A vida nos leva por caminhos estranhos e hoje programo um pouco em php e a Borland ataca de Delphi para PHP, não poderia deixar passar em branco. Acompanhei o lançamento do Delphi for Php com muita atenção, lançado pela CodeGears, subsidiária da Borland. Você pode baixar o trial aqui. Mas já vá preparado, se não for registrado na Borland terá que fazer um registro antes de baixar o programa.

Ontem mesmo, baixei. Hoje, instalei e testei… E ai vão minhas primeiras impressões:

Deve ser algum tipo de brincadeira senão demonstra uma total falta de visão da Codegears: Um dia de testes é muito pouco para quem pretende mudar de ambiente de desenvolvimento.

Srs. da Borland lembrem-se que uma parte significativa do seu eleitorado usa ferramentas livres para desenvolvimento php. Para convencê-los a trocar de ambiente será necessário certo esforço… Algo como 30 DIAS DE TESTES, no mínimo.

A instalação foi muito bem, obrigado. Ressalte-se que a Codegears irá enviar um e-mail contendo um arquivo de registro em txt que deve ser salvo em c:/ Documents and Settings/seuusuario para permitir que o programa rode.

A primeira cosia que fiz foi tentar fazer algumas alterações em um dos meus projetos, escolhi exatamente esse blog. Não foi difícil, o código antigo abriu e executou sem nenhum problema aparente.

Próximo passo, uma aplicação do zero: Primeira coisa que senti falta foi de uma interface para criação de tabelas e bancos de dados no mysql. Acredito que isso deva estar disponível na versão paga. Então fiz na mão mesmo.

Para criar um projeto: File -> New Aplication e pronto!

Peguei um componente de tabela, um datasource, uma tabela e um datagrid e com 1 minuto coloquei uma página no meu localhost com uma tabela lendo dados direto do banco de dados.

Ok! Eu sei que dá para fazer isso em um minuto usando o vi, mas o programador tem que ser muito experimentado em PHP. E lembrem-se, fiz isso tudo sem escrever uma linha de código.

O Object inspector ainda precisa de polimento. Por exemplo, seria ótimo se depois de determinar a relação entre tabela e banco de dados, a lista de tabelas disponíveis aparecesse em um dropdown para a propriedade name do componente table. Ou se a propriedade host do componente database viesse preenchida com localhost por default.

Depois disso, descobri uma forma ainda mais simples de fazer à mesma coisa: Direto do Data Explorer. Tudo o que foi necessário foi registrar uma conexão com o banco de dados e todas as tabelas estavam listadas. Bastou arrastar um ícone de tabela para o form e todos os componentes necessários foram automaticamente adicionados e pré configurados incluindo o datagrid. Simplesmente Fantástico!

Bem o tempo de avaliação foi curto, mas já deu para ter a seguinte primeira impressão: Migrar todos os nossos projetos para a nova plataforma de desenvolvimento principalmente os projetos que precisam alta disponibilidade, requer mais tempo de análise. Gostaria de fazer alguns testes de desempenho do código gerado e testar com mais cuidado a parte de Javascript. No entanto, se você é gerente de um departamento de desenvolvimento de uma empresa e tem que fazer alguns aplicativos só para o seu público interno. Pode começar amanhã mesmo.

Amanhã, se ele não travar por que acabou o prazo de avaliação, vou fazer um blog, só para testar…

19 thoughts on “Delphi for Php: Primeiras impressões

  1. Eduardo

    Me identifiquei com o artigo, parabens !
    Você saberia como utilizar o postgresql com o Delphi for PHP ??
    Grato,
    Eduardo
     
     

  2. Frank Coelho de Alcantara

    Oi Eduardo, Obrigado por seu tempo e atenção e pelo comentário.
    Infelizmente meu período de testes do Delphi PHP acabou. Então não tenho como continuar testando possibilidades.
    Não cheguei a tentar nada com o postgresql.

  3. Frank Coelho de Alcantara

    Alexandre obrigado por seu tempo e atenção.

    Gostaria muito de tentar mas, como o tempo de validade da versão de testes é ridículo, não deu para testar muito.

    Aproveito para agradecer aos bons amigos que têm me escrito oferecendo versões piratas. Agradeço a gentileza mas passo a oferta. Não uso software pirata. Ou uso software livre ou pago pela licença.

    No caso do Delphi php, apesar de ser um grande fã da Borland, não compro simplesmente por que não tive tempo de testar.

  4. Javanês

    Bom, vou dar a MINHA humilde opinião: "Uma nova não IDE, não revoluciona uma linguagem ultrapassada".

  5. mariana

    artigo mtu claro!
    sou estudante,e faço  tecnico em info gostaria de saber mais sobre as linguagens de progamação q são tão variadas e cheias de recursos.
    alem de saber qual sao suas propriedades e qual a melhor em cada caso !
    se puderem me ajudar! 🙂
    vlw!! 

  6. Frank Coelho de Alcantara

    Oi marians, esse tópico é bem complexo mas fique de olho no blog uma hora destas escrevo alguma coisa comparativa. Obrigado por seu tempo e atenção. Sabemos como o tempo é raro e caro, por isso valorizamos cada opinião postada aqui.

  7. ozeas santos

    Caro, gostei muito de sua análise, gostaria se podesse disponibilizar algum material voltado para o delphi for php…
    Grato!

  8. Marcelo Fortes

    Já estamos produzindo comn Delphi for PHPConseguimos já criar uma aplicação web inteira usando o banco de dados PostgreSQL(uma equipe de 4 pessoas), já vi muita gente metendo pau na Borland e na ferramenta sem antes usá-la, ela ainda não é perfeita e é algo novo, faltam alguns polimentos  mas SIM a ferramenta FUNCIONA criamos a aplicação toda uando of forms de inserção edição e deleção abrindo dinamicamente dentro de um div em uma página principal, alteramas o layout com CSS e voilá !!!Muito mais produtivo que CakePHP ou qualquer outra coisa, vale a pena, mas a ferramenta pode ainda melhorar mais Masrcelo Fortes

  9. Delphi for Php…? E como fica o Delphi.net? Estou perguntando porque realmente estou precisando de uma resposta para saber que caminho tomar.

  10. Frank Coelho de Alcantara

    Oi Alberto
    Infelizmente essa é uma pergunta para a qual não existe uma resposta correta. Acredito que ninguém, nem mesmo a Borland possa responder isso. No máximo, podemos fazer uma análise sobre o mercado.
    A primeira coisa que aprendi como consultor é que não existem linguagens ou ambientes de desenvolvimento perfeito. O que existe são soluções melhores ou piores para um determinado problema. Assim, se você está procurando uma solução para desenvolver um aplicativo empresarial e pensa em se qualificar para o mercado escolha o java e o eclipse (por exemplo, só por exemplo) mesmo que esse seja um aplicativo online. Se o problema é atender uma comunidade via internet sem necessidade de comunicação com sistemas empresariais vá de php/ajax. Mas essas opiniões não tem nenhum valor, são só generalizações. Sugeri o Java simplesmente por que acompanho várias listas de emprego e todos os dias existem empresas procurando programadores e analistas em Java. Já o php simplesmente por que é a linguagem mais utilizada na web. Em resumo essa terá que ser uma decisão sua, considerando sua especialidade e as capacidades da sua equipe e ambiente de trabalho. Se o projeto for grande, com vários programadores e algums milhares de horas de programação cabe a contratação de uma consultoria. Uma última palavra, vendo do meu ponto de vista, com as informações que meus clientes passam e com o que leio todos os dias. Pelo menos aqui na empresa, .net nem pensar. A não ser, é calro, que seja uma necessidade específica de um cliente.
    Espero que isso ajude.

  11. Dileolu

    Bom! Primeiramente você entra em contradição!
    Você disse que era programador em C++ um pula pra java diga-se de passagem! a vc me diz que depois que conheceu o Delphi, nada contra! e ao mesmo tempo elogia o PHP. A borlando abandou a plataforma dot, certo? – E adotou o PHP! Se voc^gosta de Pascal O.O.(Delphi), vc não acha uma contradição gostar de Deelphi for PHP? uma vez que abandonou o “C++”. Gostaria de lembrá-lo que o C++, PHP e o Java nasceram do (C).

    Seu Artigo está meio contraditório!!!

    Entre em contato dileolu@hotmail.com

  12. Dileolu

    apos escrever meu comentario, reparei q o servidor de vcs comeu alguns caracteres. Opa! um não ! muitos caracteres! rsrsrsr

  13. Zeca Ferreira

    Uma qualidade muito apreciável no homem é a boa educação. Boa educação orientada para o relacionamento humano, medindo o alcance das palavras para que não magoe o próximo.
    Siga em frente, Frank.

  14. dileolu

    A PRINCIPIO NÃO QUIZ SER INDELICADO, MAS JÁ QUE O FIZ LHE PEÇO DESCULPAS!!!

    MAS MEU COMENTÁRIO FOI APENAS ANALISAR O Q VC ESCREVEU. A INTERNET É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO MUITO PODEROSO, ENTÃO ACHO VIÁVEL UMA REFLEXÃO ANTES DE PUBLICAR ALGO. FAÇA COMO OS GRANDES JORNALISTAS OU ESCRITORES, REVISE BEM SEU TEXTO ANTES DE PUBLICÁ-LO.

    ANTES DA RETALHAÇÃO, QUERO DIZER QUE CONTINUO ANALISANDO O ARTIGO E NÃO SUA PESSOA FRANK.

    OK?!?

    UMA COISA É ALGUÉM DIZER QUE VC PRECISA MELHORAR PQ VC PRECISA. OUTRA É ALGUEM DIZER QUE VC PRECISA MELHORAR SIMPLESMENTE POR INVEJA. ESPERO QUE VC FAÇA DO MEU COMENTÁRIO UMA OPNIÃO POSITIVA!

    DEIXO PRA TI MEU ABRAÇO

  15. Oi dileolu, Não o considerei indelicado ou coisa parecida. Essa é uma coisa que tenho que corrigir nesse blog: Colocar os comentários em árvore.
    Eu acho que o comentário sobre educação está relacionado ao comentário sobre pirataria. Não ao seu comentário, que por sinal é pertinente.

    Novamente obrigado por seu tempo e atenção e, por favor, pode criticar, analisar, sugerir, reclamar etc.. etc.. etc… 🙂

  16. wagner roth

    Ola, gostaria de saber se você ja tem alguma opiniao formada sobre o produto, pois trabalho com php e gosto muito do delphi, entao achei essa ferramenta formidavel. so fiquei um pouco confuso quanto a linguagem que ele interpreta, delphi ou php?

  17. Oi Wagner, eu achei o produto fantástico. Infelizmente não estou programando com ele por que ainda não comprei o ide, nem vou comprar. Uso o Eclise.
    Se comprar, você irá programar php com todas as facilidades do delphi em um ide igualzinho.

Comments are closed.