Decoberta uma nova substância para tratamento oral do Diabetes.

Standard

Pesquisadores do Departamento de Biologia da Universidade de Haifa (Israel) encontraram uma substância que poderá ser usada, via oral, para tratamento do diabetes. A substância é um derivado da levedura e foi chamada de Fator de Tolerância de Glicose (GTF, em inglês).

No momento estão finalizados os testes em ratos diabéticos com sucesso comprovado na redução dos níveis de açúcar e lipídios encontrados no sangue dos animais sujeitos ao tratamento experimental. O próximo passo será o teste de eficácia em pessoas, como explicou a Dra. Nitsa Mirsky, que lidera e pesquisa.

Atualmente, cerca de 50% dos pacientes são tratados com injeções regulares de insulina, tratamento preferido para vários tipos da doença já que os tratamentos orais disponíveis são pouco eficientes e de difícil controle.

Os dados levantados pela pesquisa indicam que o GTF atua de forma semelhante a insulina injetável. Reduzindo os níveis de glicose, aumentando os níveis de hdl (colesterol do bem) e reduzindo os níveis de LDL (colesterol do mal). Além disso o GTf inibe alguns processos de oxidação que podem provocar arteriosclerose e outros agravantes do diabetes.

Link Original: Universidade de Haifa em inglês