Content Marketing! Isto vai mudar seu negócio para sempre

Standard

Como quase tudo em marketing, não existe uma definição rigorosa do que é content marketing. A maior parte dos sites especializados definem content marketing como sendo um conjunto de práticas de marketing, online, que usa conteúdo de qualidade para alavancar vendas. A Wikipedia começa dizendo que o conceito é um guarda-chuva sob o qual….  e continua de forma um tanto indefinida. Para este artigo vamos ficar com a intenssão e não com a definição. Prática recente que usa a criação de conteúdo gratuito e facilmente compartilhado visando transformar usuários em clientes. O conceito parece novo mas, na verdade, sintetiza várias práticas consolidadas no mercado online e aponta um caminho mais eficiente para a obtenção de uma posição relevante nos sites de busca. Novo? Quão novo este conceito é?


photo credit: Eustaquio Santimano

O Google Trends é uma forma inteligente de entender o que está acontecendo na intent, o que as pessoas preferem, usam, praticam e comentam. Ferramenta gratuita, online e rápida que economiza centenas de horas de pesquisa e análise. Uso e abuso da ferramenta, nada mais natural que começar por lá:

Gráfico do Google Trends para Content Marketing

Digamos assim: Trata-se de um bebê! Ainda assim promissor.

Com as recentes mudanças no Google, até as pessoas comuns, que não se preocupam com as entranhas das ferramentas populares, foram expostas a uma dura realidade. O SEO é nocivo para o usuário comum e todos os sites de busca, O Google em particular, travam uma batalha feroz contra estas técnicas. Aaron Wall, colocou a boca no mundo. Se você assiste minhas aulas. já viu como é fácil colocar uma página entre as três primeiras do resultado de busca do Google. Se não, precisa acompanhar minhas aulas ou o @depijama. Não vamos discutir aqui as razões do Aaron, nem as entrelinhas. Vamos tentar entender o tal do content marketing e ver se a coisa faz sentido.

Para o que serve o conteúdo em um site de vendasNão é de hoje que hoje que os marketeiros apregoam que o conteúdo é uma excelente ferramenta para determinar sua posição nos sites de busca. Nada poderia ser mais óbvio. O objetivo de um site de busca é fornecer uma lista de sites com conteúdo relevante. Não deveria ser necessário um grande esforço mental para entender que, se o seu site tem conteúdo relevante, vai aparecer bem no resultado da busca. O problema é fazer o conteúdo relevante para um determinado conjunto de palavras que, por sua vez, ajudem a vender o seu produto.  O primeiro passo que devemos tomar é parar de pensar que podemos enganar, ou conduzir, os sistemas automáticos dos sites de busca.

Antes ainda é preciso tomar cuidado com outra técnica. Existe o Copywriting, não confundir com copyright. O primeiro é uma ferramenta de redação e publicidade, cujo objetivo é induzir o visitante, usuário, a permitir que o marketeiro lhe envie propaganda na forma de conteúdo. O segundo, copyright é o termo usado para direito de cópia.  Olhando assim, o copywriting e as técnicas de content marketing podem parecer similares. Ledo engano. Eles não poderiam ser mais diferentes sem deixar de serem complementares. Há aqui, uma tênue fronteira que precisa ser respeitada. Conteúdo sem intensão de venda. Só na academia e copywriting sem conteúdo nem na feira.

Então, uma boa estratégia de marketing baseada no conteúdo deve conter um apelo de copywriting. Deve, de alguma forma tentar cooptar o usuário, leitor, visitante. Um like (Facebook) ou um follow (Twitter) basta. O imporante é que seu contúdo seja tão interessante que estas ações ocorram sem que você forçe, solicite ou insinue. Então: “dá um like ai!” Fica terminantemente proíbido.

Uma boa prática é ter em mente que cada artigo ou tweet que você escrever, visando vender seu produto, deve solucionar um problema para seus visitantes (seguidores, usários, clientes?) ou, no mínimo, provocar uma sorriso. Na melhor das hipóteses solucionar um problema com um sorriso.  A esta altura do campeonato, você já entendeu que o objetivo é fazer um conteúdo que seja relevante, não contenha marketing explicito, de forma que seja bem classificado nos sites de busca, seja inteligente e engraçado de forma a se tornar viral.

Eu nunca disse que era fácil! Mas, uma vez que você consegue. Ficará muito tempo entre os primeiros resultados e colherá frutos, muitos frutos.

One thought on “Content Marketing! Isto vai mudar seu negócio para sempre

Comments are closed.