Congestionamento no Céu

Standard

Com o aumento do tráfego aéreo mundial o número de acidentes aéreos vai aumentar.  Essa constatação por senso comum, é a maior preocupação das autoridades aéreas em todo o planeta.

Hudson River Crash (scale model)
Creative Commons License photo credit: mapgoblin

O vídeo a seguir mostra todos os vôos do planeta, registrados via satélite com o uso as informações enviadas pelos transponders das aeronaves. Assustador.

Em face o acidente recente em New York, onde um helicóptero se chocou com um monomotor, o cara depijama sugere às autoridades aéreas que providenciem a imediata contratação de um engenheiro de redes. Esse profissional, que não entende nada de tráfego aéreo, poderá criar um appliance wimax para manter todas as aeronaves em vôo em contato permanente.  Avisando aos pilotos da presença de qualquer aeronave em rota de colisão.  Com a tecnologia atual esse dispositivo não custaria mais que US$200,00 por aeronava a infraestrutura para cobrir uma cidade do Tamanho de São Paulo menos de US$3 milhões e algumas centenas de vidas seriam salvas.

Não se preocupe, não sou tão pretencioso assim, tenho certeza que gente muito mais capacitada que eu já pensou em algo assim e não implementou ainda por que devem existir razões muito boas evitando esse tipo de solução.  Se você puder me dar só uma eu agradeço.