Computação Gráfica, aprenda com os melhores

Standard

A Pixar tem um site online com uma biblioteca de artigos em pdf que discutem os avanços tecnológicos da empresa na área de computação gráfica desde o remoto ano de 1982 até os dias de hoje.

Cada um dos papers discute um pequeno detalhe tecnológico que fez a diferença na hora de modelar, renderizar ou animar um dos personagens ou cena de um dos filmes da empresa.

Se você está na área de computação gráfica e é mais que um operador de Maya, Blender ou 3DStudio a leitura é obrigatória.

Recomendo Deep Shadows Map de Tom Lokovic e Erick Veach, quando foi apresentado na Siggraph de 2000 esse paper provocou reações exarcebadas de matemáticos de todo o mundo.Quase como se fosse um gol no maracanã.

A leitura não é simples nem trivial, requer conhecimento matemático profundo e ambientação com o mundo ad computação gráfica. Além disso, alguns desses algorítmos e técnicas já estão incorporados nos softwares de hoje em dia o que torna a leitura importante apenas para estudantes e estudiosos da área. Mesmo assim, vale a dica.