C,mm,n Um Carro em Hardware Livre

Standard

Comunidade aberta usa conceitos de software livre e de código aberto para projetar um carro elétrico.

cammon

C,mm,n (pronuncia-se kmon) é um projeto com pouca ambição. Eles desejam apenas criar um novo conceito em mobilidade e produção de automóveis, ecologicamente corretos e de forma aberta. Ou seja, ferindo de morte a industria do petróleo e automobilística. Quase nada!

Em 2005 a Netherlands Society for Nature and Environment procurou as universidades holandesas com a proposta de desenvolver um novo conceito de mobilidade sustentável para ser industrializado no ano de 2020. Três universidades aceitaram o desafio: TU Eindhoven, TU Delft and the University of Twente. Com apoio da industria local, em 2007 o conceito foi apresentado em uma feira e nasceu C,mm,n.

O design, projeto, esquemas e métodos de fabricação estão disponíveis e são livremente discutidos sob uma licença aberta ainda nos seus primeiros  estágios, ainda muito complicada mas, já garante modificações, reproduções e fabricação livre. Ou seja, você pode criar sua própria fábrica de carros. Imagino que existam royalties a serem pagas sobre componentes do veículo, tais como as células de combustível, mas não sobre o projeto em si.

cammon2

A idéia é fantástica. Imagine que, em lugar da GM e Volkswagem tenhamos milhares de pequenas industrias espalhadas pelo globo fabricando e vendendo localmente veículos sustentáveis em baixa escala. Se der certo muda apenas toda economia global. Caramba! Como eu gostaria de ainda acreditar no Papai Noel.

Cético ou não, estou dentro!!!! Imagino a distribuição de renda que esse projeto pode provocar, o número de novos empregos, a redução da poluição e do impacto sobre o meio ambiente.

Os conceitos discutidos na comunidade e acrescidos ao projeto vão muito além da simples mudança de combustível. Estão sendo incluídos os conceitos mais modernos de mobilidade, flexibilidade e a mais alta tecnologia. Além disso as universidades estão usando o projeto para testar novas idéias incorporando ítens de seguraça e controle.

Cabem aqui apenas duas observações: Para escolher este nome, com certeza esse pessoal fugiu de certas praças fumacentas de Amsterdan e … só sendo holandes para desenhar um carro que parece um tamanco.