Celula solar feita de… cabelo humano

Standard

Milan Karki, um estudante que vive em uma vila rural do Nepal, projetou e implementou uma célula solar capaz de produzir nove volts usando apenas cabelo humano.

Blue hair cosplay at Comicon 2009, San Diego
Creative Commons License photo credit: kevindooley

O Nepal é aquele país pobre da Ásia que está sobre domínio da China desde 1950 e que provocou a procissão de 300 elefantes para levar os bens pessoais do único homem na Terra que é desprovido de apego material.  Aquele país onde Katmandú é atração turística e o Everest seu maior garoto propaganda. O Nepal onde boa parte da população ou é nomade e vive exatamente da mesma forma a 500 anos ou está sob o jugo de uma potência estrangeira, que os nomades chamam de nomad killer.  Este mesmo Nepal de condições climáticas adversas, pobresa e opressão nos dá hoje, quinze minutos de brilhantismo em tecnologia de ponta.

O jovem Milan Karki (18 anos) devia fazer um projeto para a feira de ciências da sua escola e havia ouvido que a melanina poderia ser usada para converter luz em energia. Um pouco de pesquisa aqui, um monte de esforço acolá e ele saiu de casa com uma placa de 15 polegadas quadradas capaz de produzir 9v de tensão contínua (18Watts). Mais do o necessário para carregar um celular, o que ele já fez, ou manter um bloco de baterias. O custo total: US$38,00.

O jovem, agora sonha alto, comercializar sua invenção e levar energia as vilas remotas do Nepal. E olha que no Nepal não tem nem bolsa família.

Notícia Original