Buraco Negro Sobre a Mesa

Standard

An experiment in visual kinetics
Creative Commons License photo credit: Torley

Não fique preocupado. Se você está lendo isso, nosso sistema solar ainda não foi sugado para a eternidade e não o será, pelo menos não devido a essa experiência.

Um grupo de pesquisadores conseguiu, usando pulsos de lasers, simular o que ocorre no Horizonte de Eventos do Buraco Negro e, senhores físicos experimentais por favor tomem nota dessa parte: Sem precisar do terrível efeito gravitacional que tudo destroi, dos buracos negros.

Primeiro eles pegaram uma fibra ótica especialmente construída para o experimento. Depois dispararam dois pulsos de laser.  O segundo, muito mais rápido, deveria sobrepujar o primeiro contudo, ele não consegue.,, o primeiro cria um efeito quantico que altera a velocidade com que a luz pode se propagar através do material…

Então o segundo pulso chega e atinge essa barreira. O efeito é tão intenso que a barreira é intransponível como a barreira em um horizonte de eventos de um burraco negro.

Na verdade trata-se de uma metáfora perfeita do que a física teórica acredita que ocorra na região dos horizontes de eventos sem os desconfortáveis efeitos da gravidade. E você pode  fazer isso em seu laboratório. Nesse mesmo momento já está se formando uma fila em frente ao laboratório … alguns cientistas estão fazendo tatuagens…

Link Original: DailyGalaxy.com