Bolsa de ferramentas perdida no espaço virou fumaça

Standard

A bolsa de ferramentas perdida no espaço em novembro de 2008 finalmente entrou na atmosfera terrestre.

A bolsa perdida pela astronauta Heidimarie Stefanyshyn-Piper em uma caminhada espacial, contendo ferramentas avaliadas em US$100.000,00 (governo é governo) foi dada como destruida na atmosfera terrestre.

rt_shuttle_tool_bag_090804_mnA força aérea americana acompanha 19.000 pedaços de lixo espacial com tamaho maior que 10 cm para evitar colisões com a estação espacial, missões do ônibus espacial e satélites em geral. A bolsa de ferramentas muito maior que isso foi acompanhada com atenção e cuidado.

A maioria dos objetos em órbita acabará por ser desintegrado na reentrada na atmosfera. O problema é que dempendendo da órbita e da velocidade destes objetos essa reentrada pode demorar anos. O choque com um pedaço de lixo espacial é considerado improvável ainda assim, dois satélites se chocaram recentemente e a tripulação da estação espacial foi obrigada a deixar o veículo por causa do risco de colisão com um destes pedaços de lixo.

O que me espantou nessa notícia é o esforço que a Nasa faz para estragar o negõcio dos outros. Todo mundo sabe que essa bolsa caiu há um tempão. Inclusive estava a venda no e-bay.